As iniciativas da Cone Denim para conservar água, obter melhores fibras e reduzir as emissões de gases com efeito estufa estão produzindo resultados.

A fábrica de propriedade da Elevated Textiles, que possui instalações de produção no México e na China, publicou recentemente um Relatório de Sustentabilidade de 2024 que descreve as principais reduções feitas em 2023 e como gamas de produtos específicas são estratégicas para ajudar a Cone a atingir os seus objetivos de sustentabilidade.
Medido mensalmente por um painel interno que acompanha o progresso e as oportunidades, e verificado e certificado por terceiros, a Cone disse que traçou um “caminho para um futuro mais sustentável”.
Em 2023, a Cone excedeu a sua meta de poupança de água para 2025 em mais de 250 por cento. A fábrica alcançou uma redução de 62,9% no uso absoluto de água em relação à linha de base de 2016, de acordo com o relatório.
Equipada com uma filtragem de água por osmose reversa com descarga zero de líquido, a instalação da Cone em Parras, no México, desempenhou um papel fundamental na redução geral de água. Em 2023, tornou-se a primeira fábrica têxtil norte-americana a obter o estatuto bronze do Programa Indigood da Kontoor Brands, uma iniciativa que verifica os parceiros da cadeia de abastecimento que estão reduzindo ativamente o seu consumo de água doce.
A empresa também foi reconhecida pelo governo mexicano pela sua contribuição para a produção de energia mais limpa. O relatório afirma que uma central de cogeração na fábrica de Parras produziu 90% das necessidades eléctricas da instalação em 2023 e é 25% mais eficiente do que a geração de energia convencional. Proporciona uma redução de 26% nas emissões de gases com efeito estufa.
A Cone também está ampliando seu uso de energia renovável em seu centro de Jiaxing, na China. A construção do primeiro projeto solar no telhado da fábrica será concluída este ano e irá gerar até 10 MWH de electricidade por ano, proporcionando uma redução de 7% nas emissões anuais de gases com efeito estufa da fábrica.
O relatório descreve como parcerias com organizações ambientais, sistemas de rastreabilidade e produtores de fibras ajudaram a Cone a criar produtos melhores.
Em 2023, a Cone ampliou sua parceria com a empresa de rastreabilidade forense Oritain e o uso de certificações RCS. Também se tornou uma das primeiras fábricas no México a estabelecer uma cadeia de fornecimento de algodão reciclado com certificação RCS.
Os destaques dos produtos em 2023 incluem a coleção de tecidos Sustainblue que utiliza a tecnologia Jeanolgoia/Ozone Flash Finish para reduzir a quantidade de água utilizada no processo de acabamento. Em comparação com os acabamentos padrão, a coleção reduz o consumo de energia em 14%, o uso de produtos químicos em 39% e reduz o consumo de água em 85%, informa a fábrica.
A Cone lançou seu primeiro jeans 100% algodão, chamado Bonzai, em 2023, bem como seu primeiro jeans a incorporar a polpa Circulose da Renewcell. A fábrica também fez parceria com a designer de desperdício zero Danielle Elsener em uma coleção que combinava o design de desperdício zero com a tecnologia de acabamento sustentável da Jeanolgia.
Fonte: Ana Gimonski | Foto: Divulgação