Copenhagen Fashion Summit promove o denim na passarela

Eco-elegância, eco-etiqueta para com o meio-ambiente, e muita inspiração para provar que com boa vontade, o design de moda só tem a ganhar com uma conduta alinhada à tais exigências. No dia 24 de abril aconteceu em Copenhagen um dos mais importantes eventos relacionados à indústria da moda e sustentabilidade: o Copenhagen Fashion Summit, um evento bianual organizado pelo Instituto de moda da Alemanha, em nome da associação Nórdica de Moda.


O evento, que tem como meta educar e inspirar a indústria da moda à práticas mais sustentáveis, foi inaugurado com a presença da princesa herdeira da Dinamarca, Mary Elizabeth. Nele, mais de 1.000 companhias de 34 países confrontaram suaspráticas de sustentabilidade na indústria da moda. Entre os 23 palestrantes da conferência, constaram nomes relevantes como Chantal Malingrey-Perrin, diretor de Marketing daPremière Vision, Vanessa Friedman, editora de moda do Financial times, e Helena Helmersson, da H&M.


Em acréscimo, a influente fabricante de denim ISKO™ também promoveu o evento Denim Challenge, uma competição onde cinco novos nomes de designers emergentes tiveram oportunidade de confeccionar suas peças alinhados às exigências de sustentabilidade, em colaboração com a divisão de estilo e desenvolvimento da empresa, a Creative Room.


O júri da competição Denim Challenge conferiu méritos especiais à designer Barbara i Gongini, pela habilidade especial em repensar o denim de uma maneira ultra-feminina e sexy, e à designer Ivana Helsinki pelo fascínio artístico alcançado através de suas pinturas, e pelos volumes singulares que redesenharam a silhueta feminina. Confira na galeria as inspiradoras peças desenvolvidas na competição.

VIVIAN DAVID / FOTOS REPRODUÇÃO