De volta às referências do passado, o mercado jeanswear renova sua lavanderia com efeitos marmorizados que foram apresentados durante as semanas de moda internacionais, em grifes como Schiaparelli, Proenza Schouler e Isabel Marant. Já com foco nos anos 70 e 80, surge a lavagem ácida que permeia tanto peças masculinas quanto femininas. E, que tal trabalhar tais beneficiamentos unindo agilidade e sustentabilidade? Essa é uma das novidades que a Coratex, indústria química, 100% nacional e que está há 28 anos no mercado têxtil, leva a maior feira têxtil da América Latina – a Febratex que acontece até o dia 23 de agosto, em Blumenau (SC).
Trata-se do Gel Sky que traz um novo formato de produção para o efeito marmorizado ou ácido, oferecendo 3 vezes mais rendimento, além de ser um produto biodegradável e com excelente qualidade – não deixa resíduos no ETE, melhora os efeitos de marmorizados sendo possível personalizar cada peça.
Outra novidade que estará presente na Feira é o Corapan Ultra, tingimento reativo sustentável, um corante sem sal, que reduz em 50% a quantidade de água nas lavagens após o tingimento, é 40% mais rápido e sustentável e de baixo impacto. É possível também realizar um tingimento com baixa temperatura (40 graus).
É importante salientar que o produto tem uma valor menor que o processo convencional e traz menos impacto ao meio ambiente com redução do lodo, com menor carga de corante hidrolizado no efluente. Ainda tem maior resistência ao desbotamento garantindo cores vibrantes por mais tempo.
“O Corapan Ultra é um condutor do Corante e ele combinado com os nossos demais auxiliares têxteis e corantes, transforma o processo de tingimento reativo atual para um processo rápido, sustentável e de baixo impacto”, afirma Fernando Siebert, sócio fundador da Coratex.
Fernando conta que na Feira está sendo apresentado o produto tingido em diversos artigos e em diferentes processos como nos tecidos planos, malhas em rolo, peças confeccionadas e, tingimento em fio. É o processo de tingimento mais aplicado em todo o mundo e, que agora conta com um formato sustentável e eficiente com muita tecnologia envolvida.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação