Criatividade e branding são destaque em seminário

O segundo dia do Seminário Construindo Marcas de Sucesso na Moda, realizado pela Folha de São Paulo, foi marcado pela apresentação das grifes, Lita Mortari, Dress To, Everlast, Salinas e Arezzo.


Rodrigo Braga, um dos donos da carioca Dress To, com pouco tempo no mercado, comentou sobre os planos de expansão da marca. Em 2010 foi inaugurada a primeira loja conceito em Ipanema com design e iluminação diferenciada. Neste mesmo ano foi lançada a Mini Dress direcionada às meninas de 8 a 14 anos, um nicho pouco explorado no país. A grife ainda oferece uma linha premium e exclusiva – Atelier – desenhada por Thatiana Amorim, também proprietária da Dress To.


A marca segue todos os passos das grandes empresas de moda: toda semana chegam novidades nas lojas, a equipe de criação viaja frequentemente atrás de inspirações, divulgam e conversam com seus clientes através das mídias socias, principalmente pelo blog, fazem lookook, catálogo e trabalham o visual merchandising das lojas


“Nosso objetivo é conseguir atender a demanda de abertura de novas lojas e o crescimento da marca em outros estados”, afirmou Rodrigo. Eles pretendem chegar a 67 lojas em 22 cidades ainda este ano. Em São Paulo estão presentes em Alphavile e, prometem abrir em 2012 uma unidade na capital.


Já a amerciana Everlast, vendida para um grupo de investimentos inglês e presente no Brasil desde 2004, é uma marca que teve início com o boxe, mas que ganhou um lifestyle diferente no país. “Aqui lançamos produtos como a linha Evercity, para os momentos em que não estão treinando, peças casuais, além da Everaction, com roupas e acessórios relacionados ao boxe e ginástica. Criamos ainda um energético que só tem no país”, disse Ana Costa, responsável pelo branding da marca no país.
Ana comentou também sobre a dificuldade de inserir a marca no Brasil, onde não há tradição no boxe. Por isso criaram a campanha What do you fight for?, incluindo valores como força, dedicação, individualidade, autenticidade, seja em qualquer área da vida: trabalho, família, esporte, etc. Atualmente a Everlast oferece uma linha completa de roupas, tênis, relógios, sandálias, cadernos, em diversas multimarcas. “Pretendemos criar um espaço com o mesmo visual merchandising dentro das multimarcas para unificar os produtos e convidar os clientes a participar de novas experiências, como por exemplo, o ringue que montamos no stand da última Couro Moda“, finalizou Ana.


A grife carioca, Salinas comandada por Antônio de Biase e sua esposa, Jacqueline foi criada em 1982 como uma fábrica de biquínis vendidos para lojas no Rio de Janeiro. Ficou conhecida internacionalmente através dos surfistas que vendiam os produtos em suas viagens. Em 1988, foi aberta a primeira loja que incialmente seria somente para atacado, devido ao grande sucesso, tornou-se comércio de varejo. Já em 2007 associa-se a Richards e, hoje fazem parte do grupo In Brands. Atualmente mantém 43 lojas e prevêem 65 em 2015. Fabricam 400 mil peças por ano e 200 mil acessórios e, exportam para mais de 40 países. E, qual o segredo de tamanho sucesso?


Segundo Antônio para se trabalhar com criação de moda deve-se ter paixão. “Não podemos colocar somente o dinheiro como resultado final. O resultado é consequência de um trabalho criativo e apaixonado. O branding é importante para uma marca, mas a alma e a paixão devem nortear a empresa”, comentou Antônio.


Já a Arezzo, que iniciou a empresa vendendo sapatos masculinos em Belo Horizonte, foi apresentada por Fabio Luis Figueiredo, diretor de expansão da marca. Atualmente a grife tem além da Arezzo, a Schutz, Alexandre Birman (premium) e a caçula, Ana Capri (especializada em sapatilhas e sandálias flats). São produzidos mais de 1500 modelos por ano distribuídos em três campanhas que reúnem personalidades, cantoras e atrizes – a última – deste inverno -foi estrelada por Glória Pires. Todas as lojas são padronizadas e repaginadas conforme as coleções.


Para ver o primeiro dia de seminário, clique aqui.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR