Criatividade e novidades no setor calçadista

Entre os dias 26 e 28 de julho foi realizada a quarta edição do INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovação em São Paulo, reunindo as novidades para o inverno 2012 de 103 expositores com mais de 500 materiais nos segmentos de calçados, couro, acessórios, roupas e decoração, além de um Preview do verão 2013. O evento que vem crescendo a cada edição, vai ganhar um espaço maior na próxima que será realizada em fevereiro do ano que vem.


Muito mais do que apresentar as matérias-primas, acessórios e complementos para o setor calçadista, entre outros, o INSPIRAMAIS tem por objetivo realmente inspirar criadores e profissionais ligados ao segmento, pensar, refletir, absorver e entender os diversos conceitos que irão permear o inverno 2012. E, para isso os visitantes puderam conferir a palestra sobre os três principais conceitos (juventude ligada às peças mais clássicas, reavaliação dos processos de fabricação e a importância da tecnologia veja material aqui) ministrada pelo estilista Walter Rodrigues, além de conferir de perto uma mostra com materiais e produtos e, participar da Oficina de Criação com o consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Marnei Carminatti.


“O INSPIRAMAIS é o único evento deste perfil na América Latina, por isso atrai compradores de toda a América e Europa, e as principais indústrias do país e estilistas. Pretendemos estimular os fabricantes de matérias-primas, fornecedores de grandes indútrias brasileiras e internacionais a estruturar sua pesquisa na mesma velocidade do mercado, adaptando desde sua linha de produção até a logística de distribuição para seu cliente”, comentou Oséias Schroeder, presidente da Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.


A ideia do evento é também estimular a identidade brasileira produzindo artigos globalizados que sejam identificados de imediato. “Temos que construir uma identidade própria com originalidade, seguindo nosso jeito alegre e motivador e transformando isso em produtos que vendam”, afirmou Walter Rodrigues.


O Brasil é o maior produtor mundial de couro crú, com mais de 700 curtumes. Já o setor de componentes teve um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. “Temos tudo, só precisamos fazer acontecer”, afirmou Fernando Valente Pimentel, diretor superintendente da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção


Na próxima matéria sobre o evento vamos apresentar os lançamentos dos expositores.