Denim: do luxo ao street sem perder a pose

As tendências para o Verão 2015 foram apresentadas durante a última edição do Senac Moda Informação, evento realizado em São Paulo e direcionado às confecções e empresários de moda.


E segundo o consultor Itaguaçu Ferreira, o jeanswear feminino ganha status de luxo, como uma obra-prima em peças mais sofisticadas, com um quê de alfaiataria e um imenso trabalho em lavanderia. “O denim está numa viagem de mudanças e de transformações, em busca de uma nova identidade para o século 21 que vai além da autenticidade das suas raízes do século 19”, afirma Itaguaçu.


As mais de 50 tonalidades de azuis ganham destaque em peças com detalhes que passeiam entre os estilos “grunge street” em calças comfort com patchs e coletes com bordados, “glam-rock pop e todo o universo musical com tratamentos diferenciados, “glam-grunge”, com brilhos e rendas e customizações étnicas, “punk” com desgastes, remendos, patchs, bottons, “esporte” com mistura de materiais e recortes, “etnias”, com bordados e o “workwear” em macacões, jaquetas e calças multifuncionais,


Os tecidos são importantes, valorizando o toque com novos tratamentos – aplicações, metalizados e resinas – e fios como a malha com aspecto denim que já invadiu o segmento. Os denims ecologicamente corretos também são importantes, em algodão orgânico, linho, tencel, modal, corantes naturais e lavagens que economizam água.


Tonalidades: índigo bruto, azul celeste, brilhante, dark blue, azuis avermelhados e esverdeados, baby blues, acinzentados, turquesa, azuis quase brancos no delavê e o branco total. Cores vivas como vermelho, amarelo, verde, rosa, além dos terrosos e naturais.


Peças-chave: macacões, salopetes, jardineiras – justos ou boyfriend, são as principais modelagens.
Calças boyfriend, comfort com diferentes ganchos e croppeds, slims, jeggings e skinnies, que são as queridinhas de todas as estações. Há espaço ainda para a flare, bombers, cintura alta, no estilo pijama.


Shorts em nova modelagem, mais soltos e compridos, além do curtinhos e no estilo alfaiataria.


Camisas com novas lavagens, em tecidos leves, diferentes golas, no estilo grunge ou cowboy.


Camisas vestido retos ou acinturados.
Jaquetas no estilo biker, esportivas, mistura de materiais e aparência de moletom.


Lavagens: resinados, acid wash, midi-stone, bleach, block wash, onde é aplicada uma resina que depois da lavagem torna-se bicolor. Efeitos metálicos, perolados, acabamentos laqueados, cirré, brocados, flocados, sublimados, efeitos holográficos, respingos de tinta.


Estamparia pode vir no próprio tecido ou ser realizada em lavanderia: paisagens, florais, laços, poás, jacquards, geométricos, estrelas, camuflados, pássaros, bichos, gravataria. Estampas em 3D ou com a técnica “grofar” onde as peças são pintadas e depois tingidas.


Aviamentos: botões cromados, com brilho, resina, irizados, prateados, dourados, com aspecto vintage, corrosão, foscos. Rebites pequenos mesclados na mesma peça. Zíperes nas pernas e bolsos, correntes, etiquetas em metal, fivelas.


Detalhes: barras viradas, power stretch, bordados, apliques em couro, pedrarias, joelhos marcados, recortes assimétricos, laços, double face no denim.


No masculino, os colors, chinos e estampados vêm nos fits ajustados, croppeds, mistura de materiais, denim com aspecto de moletom. Lavagens mais claras, dip dye, sky bleach, efeitos vintage, detalhes de botões, etiquetas e passantes.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR