Denim Meeting Toritama oferece workshop em lavanderia sustentável

Já está mais do que na hora dos grandes pólos industriais do jeans nacional, assumirem seu papel sustentável em seu sentido mais amplo e atual. Isto é, aquele que envolve meio ambiente, pessoas e resultados e converte todo o zelo por este “tripé” em retorno financeiro e saúde econômica para a própria empresa, e para a região e as comunidades em que se localizam.

Com este ideal, no dia 9 de outubro, a Guia JeansWear by Style WF apresenta durante o Denim Meeting 2019 em Toritama, região responsável por cerca de 20% da produção do jeans nacional, o workshop “Lavanderia, a maior aliada para o sucesso da marca assume a era da sustentabilidade”. O consultor e engenheiro ambiental Stanley Roan Marques, que atua no mercado das lavanderias como um verdadeiro cientista há 10 anos, será o grande expert confiado a levar adiante essa missão. No espaço Pérola Recepções, de maneira gratuita.

Workshop sobre lavanderia criativa também foi realizado no Denim Meeting 2019 São Paulo

Da maneira mais prática e direta possível, o expert vai compartilhar vivências e casos de sucesso relacionados a ações de baixo custo, passíveis de se reverter em economia para os setores da lavação.

“A ideia é causar nos participantes insights que os levem a reconhecer no próprio ambiente e nos recursos que os rodeiam, soluções que estavam passando desapercebidas mas que estão completamente disponíveis”, explica Stanley, que já ministrou evento semelhante em março deste ano, na estreia do quarto Denim Meeting em São Paulo, capital.

Nosso chamado para o workshop no entanto, não se restringe aos profissionais de lavanderia, já que endossado pela opinião do próprio especialista, a sustentabilidade de forma efetiva no setor, só vai acontecer de fato quando todos entenderem esse novo contexto da lavanderia: do profissional terceirizado ao consumidor. “Entender os desafios do ramo e simultaneamente receber as informações necessárias para solucionar estes desafios vai proporcionar aos participantes do uma voz ativa sobre o tema” afirma Stanley.

“É dessa forma que ele poderá entender, contribuir, e cobrar ações relacionadas a esse tema”, explica ao justificar a extensão do convite aos demais profissionais que não estão diretamente ligados ao setor de beneficiamento.

“Como não pensei nisso antes?”, ainda de acordo com Stanley, este é o feedback mais recorrente ecoado ao final dos workshops em que contribui com seu expertise. De acordo com o consultor, inovação não está diretamente relacionada a investimento financeiro e sim à criatividade e engajamento. Por isso o workshop vai mencionar os benefícios das tecnologias sustentáveis, como o ozônio, mas não vai perder o foco nos recursos e no contexto real da região. “As vezes a solução está bem a nossa frente, mas não a percebemos”, apontou.

Todo empresário sonha obter dos recursos disponíveis em sua própria empresa, uma gestão excelente. Excelência esta, que se debruça com peso cada vez maior, na criatividade e rupturas de antigos hábitos. A realidade se torna ainda mais crucial nas lavanderias de jeans, onde os bons resultados estão condicionados com um rigor maior às exigências por sustentabilidade.

Stanley Roan Marques, consultor e engenheiro ambiental

Toritama tem mão de obra apaixonada pelo setor, e aquele potencial criativo tão inerente ao perfil brasileiro. A economia já está enraizada na produção de jeans. O próximo passo, é liberar a paisagem de rios como o Capibaribe, de descartes de produtos químicos prejudiciais, sendo que já existem substitutos e métodos muito mais leves e eco-friendly. Convocamos a região a participar do workshop e avançar conosco nessa admirável e urgente missão.

Para saber mais sobre o Denim Meeting 2019 Toritama e se inscrever no workshop, basta clicar aqui.

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação