Durante o Denim Meeting Caruaru, realizado no último dia 17 de outubro, no Armazém da Criatividade, a parte da manhã foi dedicada aos workshops. O de Lavanderia trouxe o tema “Sustentabilidade x Moda – Como alcançar a excelência de um jeans com design impactante e atraente através de processos e procedimentos sustentáveis em lavanderia, com menor custo”, foi realizado dentro da Lavanderia Nazaré e, trouxe como mentora, Julia Stolfo que trabalhou como laundry designer e é head e idealizadora do Casa Denim e Diretora Criativa e Fundadora da marca jeanswear Stolfo Denim

Iolanda Wutzl, Co-fundadora do Guia Jeanswear e realizadora do Denim Meeting, comenta que durante o Workshop foram levantadas algumas necessidades das lavanderias da região – problemas que com a união do elo de especialistas, podem ser resolvidos. “É isso que buscamos através do Denim Meeting, detectar as necessidades de cada região para levar soluções sempre. É gratificante perceber a evolução do setor a cada edição do evento”, comenta Iolanda.
Estiveram presentes no workshop, vários players do mercado, como donos de lavanderia, laundry designers, estudantes, pesquisadoras e as empresas de produtos químicos, como Coratex e Hi–Tech, mesclando diferentes recortes do segmento do denim na região numa ação super importante, para que juntos, se fortaleçam.
“Não realizamos nada sozinhos. Fazer um workshop dentro de uma lavanderia traz esse espírito coletivo porque é um mercado que trabalha muito individualmente e, trabalhar dentro da casa de um colega, foi muito interessante”, ressalta o consultor de moda, Guilherme Gaspar.
A questão da sustentabilidade foi abordada não como um custo a mais e, sim como algo positivo e necessário. É importante destacar que nenhuma empresa está 100% pronta para ser sustentável, cada uma está num estágio, mas o importante é olhar para o futuro e trilhar esse caminho, criando micro metas. O mundo caminha para isso, lá fora já é mais valorizado e vai chegar aqui também. Outro assunto abordado foi sobre o apoio dos órgãos do Governo para trazer profissionais têxteis financiados, como engenheiros químicos e, que possam atender várias indústrias trabalhando e investindo em novas tecnologias.
“Foi um prazer receber o pessoal, não só da nossa região, como de outros locais e, também, o próprio Guia Jeanswear, porque é uma maneira de mostrarmos que nossa região está indo para patamares a níveis nacionais e internacionais. Às vezes, consideramos que Toritama está um pouco atrasado e deficiente em alguns parâmetros e, aí, eu sempre digo, vamos lá na lavanderia que eu vou mostrar para vocês que a gente não está muito longe de qualquer outra que existe a nível nacional”, afirma Tales Cavalcanti, CEO da Lavanderia Nazaré.
Tales comenta ainda que gosta de levar para a Lavanderia Nazaré, seus parceiros e concorrentes para mostrar que é possível trilhar um caminho juntos, a longo prazo.
“Esse tipo de evento não só engrandece a gente, como também toda região. Sempre é um prazer estar recebendo o Guia Jeanswear e, outros parceiros de lavanderia para a melhoria do nosso mercado porque é um segmento que muitas vezes é precário, depende de alguns fatores. Mas é com esse tipo de evento que a gente vai crescendo, todo mundo junto”, comenta Tales.
E continua: “Eu entendo que muitas vezes a nossa inovação não é criar algo novo, mas melhorar às vezes, algo já existente. Então, a gente tenta olhar para o que é mais difícil. Dentro da lavanderia falamos muito sobre água e, hoje conseguimos fazer alguns processos com nebulização para reduzir o nível de água. Utilizamos bastante o laser para inibir alguns processos que antes eram feitos ou manuais ou na própria máquina, o que também economiza água. Não precisa gastar valores absurdos para fazer estações super modernas e também espaçosas, já que estamos situados numa região urbana da cidade. E aí, com essa economia de água na raiz, temos alguns resultados de melhoria de custo e de qualidade”.
“O Denim Meeting é muito importante, porque de fato, tem a contribuição de várias pessoas. Esse conhecimento é bom para região em si e para o ramo de Lavanderias. É essencial que sejamos sustentáveis e que também possamos entender outros pontos de vista”, diz Eric Almeida, da Lavanderia Nossa Senhora do Carmo, em Caruaru.
“Esses eventos trazem um certo conhecimento, além do que já temos – a troca de ideias, a tecnologia e desenvolvimento. Nos sentimos um pouco privilegiados em participar desse momento em que as companhias, as tecelagens, empresas de produtos químicos disponibilizam para que possamos desenvolver dentro de nossas empresas as ideias, inovações e, a tecnologia, coisas que normalmente temos que viajar para buscar. E quando chega até nós, de maneira espontânea, é muito bom, porque é dessa maneira que conseguimos desenvolver e melhorar o meio ambiente”, comenta Joanicio Melo – CEO Lavanderia Nossa Senhora do Carmo.
“Foi muito prazerosa essa experiência reunindo várias pessoas do segmento, além de poder divulgar meu projeto que é o desenvolvimento de novos materiais com resíduos têxteis. Essa troca de experiências é super agradável e a importância desse evento na região é de poder unir todas essas empresas e as parcerias”, diz Jaqueline Macedo, Laundry Designer da Lavanderia Nossa Senhora do Carmo.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia JeansWear
Denim Meeting: Workshop de Lavanderia prova que compensa investir em produtos químicos sustentáveis
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