Denim Metting Colatina impulsiona setor jeanswear com palestras, talks e desfile de marcas locais

Na última terça-feira, a cidade de Colatina foi sede do Denim Meeting 2021. A edição inédita no estado do Espírito Santo aconteceu na sede do Senai, girando em torno do instigante tema “Transformação e conexão: inovar é um ato de sobrevivência”.

A sustentabilidade apareceu em destaque entre palestras, contando com público presencial no evento pela primeira vez desde 2019 – seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Além disso, o evento também contou com a realização de um desfiles com marcas da região.

Colatina é a maior produtora de jeans da região sudeste, depois de São Paulo, e se viu impulsionada com a realização do Denim Meeting no local. O evento trouxe talks, palestras,trade now, com exposição das empresas patrocinadoras, exposição e desfiles despertaram a curiosidade dos participantes, entre eles autoridades políticas, empresários, estilistas, modelistas e aficionados por moda, que inscreveram-se para participar do encontro.

“O principal objetivo do Denim Meeting Regional é levar, para cada pólo, uma comitiva de especialistas reconhecidos no setor, que atendam às necessidades de cada região para fortalecer o grau de eficiência do segmento, com apresentações que proponham ferramentas e novas tecnologias para o aumento da produtividade com qualidade dos produtos jeanswear brasileiro”, assegura Marlene Fernandes, CEO do Guia JeansWear e uma das organizadoras do evento.

“Nossa intenção é potencializar a região, levando um conteúdo rico para atender ao setor jeanswear”, diz Iolanda Wutzl, cofundadora do Guia JeansWear.

Uma iniciativa do Sindicato do Vestuário de Colatina (Sinvesco), com realização do Sebrae e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Denim Meeting confirmou seu desejo de “potencializar conquistas que fazem do segmento jeanswear o mais estável da cadeia têxtil, posicionando o denim como eterno conquistador de novos mercados”.

“Há mais de 40 anos, Colatina se destaca no segmento jeanswear e este evento é um marco, ele marca uma espécie de retomada, colocando o jeans como carro-chefe. O Denim Meeting é uma realização de peso, com uma programação variada e muito consistente”, indicou Paulo Vieira, presidente do Sindicato do Vestuário de Colatina (Sinvesco), que enquadrou a iniciativa do Denim Meeting na região.

“Para nós, foi também um bom pretexto para trocarmos informações, depois do longo isolamento imposto pela pandemia. Vivemos alguns problemas que teremos que superar, como é o caso da cadeia de suprimentos, que está desarticulada. Houve um apagão de mão de obra, os custos estão altos e as mudanças se fazem muito rápidas. Em meio a tudo isso, temos que cuidar da sustentabilidade, que é algo que se ensina e se aprende todo dia”, completou.

A programação do Denim Meeting Colatina teve início logo após a cerimônia de boas vindas, com a palestra “A quem pertence o Jeanswear – O Mercado e o Consumo de Jeanswear no Brasil”, por Marcelo Prado, diretor do IEMI. Em seguida, o fundador da marca Zoomp e Embaixador da Denim City SP, Renato Kerlakian, abordou “A importância estratégica da modelagem para as marcas denim”, com direito à apresentação de looks, exemplificando o que ele chama de “vestibilidade”.

Estratégias usadas por magazines para o desenvolvimento sustentável foi o tema explorado por Américo Guelere Filho, do FIB – Fashion Innovation Bureau. Sustentabilidade, aliás, foi um tema recorrente nas palestras.

Na sequência, foi a vez do talk ́”Tecnologia e os processos assertivos na confecção do Jeans Sustentável” tomar o palco, do qual participaram Melissa Silva, gerente comercial da Audaces, Fernando Bighetti, gerente regional da Canatiba, e George Vogel, gerente de negócios internacionais da Hi-Tech. O bate-papo foi mediado por Juliana Medina, consultora jeanswear e CEO da Denim Woman.

“Reputo este evento como uma ótima oportunidade para estabelecer relacionamentos. Colatina é uma região muito próspera, com muito potencial de desenvolvimento e crescimento. É importante que se busque tecnologia para desenvolver produtos sustentáveis, e penso que isso tenha ficado claro neste encontro. A Audaces oferece soluções para a moda. É investimento que se paga em curto prazo,tanto do ponto de vista econômico quanto social e ambiental”, indicou Melissa Silva, após a realização do bate-papo.

Na parte da tarde, o Dennin Meeting levou ao palco do Senai o talk show “Espírito Santo na direção dos 3 pilares do Futuro do Denim – Sustentabilidade x Tecnologia x Inovação”, com a participação de Marco Britto, CEO da GB, Jorge Luiz Aguiar, CEO da Borana, e Ricardo Zupelli, CEO da Indústria de Roupas Água Viva, revelando de que forma suas empresas atuam, visando a valorização da sustentabilidade. A mediação coube à Iolanda Wutzl, cofundadora do Guia JeansWear.

Sobre a sua participação no evento, Jorge Luiz Aguiar destacou: “Saio daqui com uma ótima impressão do evento. E quanto ao cenário e expectativas futuras, confesso, minha única preocupação é se minha produção vai conseguir dar conta da demanda. Nossa experiência com a sustentabilidade nos fez chegar a comunidades quilombolas de São Mateus. Temos um projeto, Borana nas Comunidades, que nos orgulha: está engajado no ensino de corte, costura e palestras. Doamos resíduos de tecidos para as comunidades usarem em seu artesanato.”

O “Mercado de moda plus size em crescimento” foi tema da palestra de Flávia Durante, comunicadora, empreendedora e criadora da feira Pop Plus, maior evento plus size da América Latina

A última e, certamente, mais divertida palestra da tarde coube a Eduardo Cristian, CEO da Costurando Sucesso e da marca Black West. Ao falar sobre “Estratégias para alavancar seu negócio no mercado jeanswear”, ele arrancou muitas risadas da plateia, enquanto fazia intervenções provocantes sobre as relações das marcas com seus clientes.

O Denim Meeting encerrou sua edição com um desfile de marcas locais que colocaram na passarela Missbella, Reklusa, Epzodium, Izuz e Effs Jeans.

“Este foi o primeiro evento, presencial, no cenário nacional, no qual Colatina foi inserido. Dispensável falar de sua importância. Foi uma grande oportunidade para a troca de informações, resgatar contatos e estabelecer novas conexões. O Denim Meeting reuniu empresários, personalidades do poder público e privado, enfim, juntou a cadeia de moda, para que tivéssemos acesso ao que há de mais atual no mundo da inovação e da tecnologia”, destacou Carla Bortolozzo Bassetti, gerente regional do Sebrae-ES.

Vale destacar que a próxima edição presencial do Denim Meeting acontece já neste mês de outubro. No próximo dia 20, a cidade de Caruaru, em Pernambuco, recebe o evento regional. As informações sobre a programação e inscrições serão disponibilizadas em breve.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação e Bruno Barreto