Detalhes pequenos garantem o diferencial no mercado jeanswear

Ah, os detalhes… às vezes pequenos ou discretos, às vezes exagerados e complicados, românticos ou abusados, eles fazem toda a diferença dentro do mercado jeanswear, com a vantagem de, muitas vezes, ter um custo quase zero para o fabricante e encher os olhos dos consumidores. A criatividade e a informação de moda contam muito nessa hora. É só saber mesclar, incrementar e adequar o produto ao seu público.


Em nossa pesquisa por Kojima, no Japão descobrimos uma infinidade de detalhes que fazem “vista” e podem ser simples aviamentos coloridos ou ainda bordados, brilhos, pespontos, costuras marcadas, em zigue-zague ou contrastantes colocadas no lugar certo. Já os tecidos internos tanto em cós, forros de bolsos ou barras alegram os modelos e podem seguir a inspiração de cada coleção em qualquer segmento, seja no infantil ou no masculino.


E, por falar em tecidos, podemos pular para o incrível trabalho em lavanderias onde diferentes tonalidades no denim podem ser conquistadas e misturadas numa mesma peça ou formando um lindo patchwork, ou com tiras justapostas ou ainda como se fosse “uma colcha de retalhos” costurada por cima do denim bruto com destaque para o délavé.


Outros destaques na lavanderia são os processos manuais ou a laser que conferem manchas esbranquiçadas, sujinho, estampas, puídos, cerzidos, rasgos, bigodes, riscos, marmorizados, acid wash, efeitos em tie dye ou dip dye, super tendências, que não vão sair de moda tão cedo. Podem ser aplicados por toda a peça ou em pontos localizados, depende da ousadia de seu cliente.


Ainda na lavanderia, podemos ressaltar pequenos puídos que formam uma linda estampa, os patchs em diferentes tons, as manchas amarronzadas, respingos de tinta, “manchas de óleo” nas peças da Howa Lavanderia.


Outra tendência importante é o tecido denim com aspecto de malha, moletom ou ainda o famoso leather denim, metalizados ou perolados, tecidos com texturas como craquelados, que com trabalhos em lavanderia, aviamentos, costuras e recortes adequados podem se transformar em peças únicas e totalmente diferentes. Os desgastes são um dos principais trabalhos que modificam o denim ou a sarja.


Não podemos esquecer ainda da mistura inusitada e que deu certo do denim e do couro em faixas, bolsos, cós e os recortes que marcam joelhos, cotovelos, laterais das calças, incrementando os modelos.


Deve-se ter em mente que o consumidor anda cada vez mais exigente, onde cada detalhe é conferido, seja ele interno ou externo, mínimo ou exagerado, nada passa despercebido aos seus olhos. Portanto, invista sempre nos mínimos detalhes.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR