Detalhes que fazem a diferença no jeanswear

Eles podem ser delicados, ganhar aspectos artesanais, toques românticos, referências militares e até inspiração étnica. Estamos falando dos bordados e rendas, entre outros detalhes que fazem toda a diferença no segmento feminino, modificando e agregando valor em qualquer peça jeanswear. Práticos, muitas vezes, fáceis de se trabalhar e super criativos eles renovam pequenas áreas ou vêm permeados por toda a peça.

Para o Verão 2017 pesquisamos diferentes marcas que investiram na textura diferenciada dos bordados florais, seja em lavagens mais claras com tons suaves ou cores contrastantes. Para incrementar ainda surgem modelos salpicados com brilhos, pedrarias e tule. Outra opção interessante e a cara do Verão é utilizar borboletas ou flores coloridas em meio à aplicações e silks ou mesclar vazados super delicados em vestidos ou batas no chambray. O efeito 3D conquistado em lavanderia garante um ar romântico e tecnológico ao mesmo tempo, sem exageros. Aqui o destaque é o delavê com florais ou o white denim com referências ao cashmere. Se a intenção for economizar porém garantir um aspecto diferenciado, uma boa opção é utilizar linhas contrastantes em pespontões que formam desenhos inusitados ou linhas mais “rústicas” com desfiados e tons terrosos no modelo alfaiataria.

Enormes bordados ou silks em jaquetas e camisas estão fazendo sucesso direcionados à diferentes públicos contando a história e inspiração da marca como as cruzes e inspirações medievais da temporada. Já os efeitos vintage surgem com bigodes, esbranquiçados e amassados em meio a flores de diferentes estilos, cerzidos e costuras minimalistas. Para o público mais jovem, nada de excessos e técnicas mirabolantes. Menos é mais e criatividade é tudo. Aqui frases românticas, referências à Paris e corações em linhas simples decoram o jeans clarinho ou ainda no jeans branco surgem aplicações de patches divertidos e irreverentes.

Outra grande tendência da estação e que já vem fazendo sucesso há algum tempo é o aspecto artesanal com aplicações de crochê colorido em qualquer parte da peça como as laterais das calças. Já no estilo militar ou rocker surgem etiquetas e patches com insígnias ou caveiras e números. Para um estilo mais “dramático e sensual” que tal colocar rosas vermelhas salpicadas ou incrementar as mangas do maxicasaco também com adornos no dourado com mistura de lavagens?

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR