Detalhes sempre muito bem vindos no mercado infantil

A consultora de moda Roberta Paes apresentou as principais tendências do segmento infantil para o Verão 2016 durante o Senac Moda Informação. Confira as apostas da estação!


O tema “Newstalgia 70” traz influencia cigana em tecidos com renda de algodão e laise que aparecem em quase todas as peças, seja nos detalhes ou por toda a peça.
As batas e vestidos aparecem mais longos e soltos, lisos ou estampados. Babados, rendas e pregas também estão presentes. Muitas pedrarias enriquecendo as peças, assim como os bordados. As franjas também se destacam nesse tema.


O kimono garante forte presença nessa estação, seja com franja, em florais estampados ou em tecidos lisos. O macacão e macaquinho, seja em malha ou jeans, liso ou estampado, assim como a jardineira e salopete são modelagens super importantes para a estação. Tye dye, forte referência dos anos 70, não poderia ficar de fora.


No jeanswear, a cintura alta aparece em quase todas as peças, a lavagem está bem clara, com furos, rasgos e puídos. As saias jeans estão mais leves, soltas, com destaque para as estampas.Calça jogger e colete jeans complementam a coleção.


“Yin Yang” é o tema mais limpo e sofisticado, onde o que se destaca é a praticidade e conforto, com forte presença no militar, como na calça cargo, bolsos utilitários e vestidos safári de algodão ou chemisier, estampas florais que imitam o camuflado e orientais que deixam a coleção mais alegre.


O tema “Summer Lady” é o mais comercial e a cara da menina brasileira. Os vestidos de cintura marcada, vestido jacquard ou evasê, são forte referências, assim como a renda e a laise, com toda a sua delicadeza que aparece por toda a peça ou somente nos detalhes. As saias são amplas e rodadas com estampas, muitas vezes combinadas com top cropped. As T-shirts estampadas tem a sua vez dentro desse tema, assim como os shorts de alfaiataria e saia pantacour. Jaqueta bomber e blazer aparecem bem delicados em florais e poás. As estampas de frutas e o listrado náutico dão mais cor ao tema.


“Playtime” é o ultimo tema, trazendo o esporte cada vez mais para o universo da menina, com looks mais descontraídos, como shorts esportivos com laterais em viés, saias mais soltinhas, os decotes e as barras aparecem na retilínea listrada, t-shirts e regatas com frases divertidas, estampas tropicais, aplicação de pedras e o brilho paetê, calça legging com brilho e no jeans o destaque fica na lavagem marmorizada.


Meninos


No primeiro tema: “Newstalgia 70”, o menino aparece mais fashion, com muita alfaiataria e mistura de tecidos, como nas camisas e pólos, por exemplo, com mistura de malha, xadrez e patchwork de tecidos nos recortes. Camisas jeans e camisas com gola padre, também estão presentes.


As estampas tye die, ombrée e de gravataria estão tantos nas blusas, como em bermudas com medidas mais compridas e slim, ou então, mais amplas e largas.
Chambray se destaca nos recortes ou nos detalhes, como pala de bolso e golas. O jeanswear aparece em todos os temas, com grande variedade de lavagens, desde as mais claras às mais escuras, mas o destaque fica por conta das peças claras e marmorizadas com muitos rasgos e puídos, bigode lixado, 3D e used.


“Yin Yang” é o segundo tema com forte influencia militar, bolsos cargos e utilitários e estampas camufladas, em blusas e shorts. T-shirts aparecem mais estonadas, tinturadas e até toda estampada com objetos de miniatura, como binóculos, óculos, carros e bicicletas. Patches são cada vez mais fashions aplicados em T-shirts, calças e bermudas, com ou sem exageros. As calças jogger são destaque, assim como os detalhes em sarja.


“Summer / Surf” é o tema que tem a cara do verão e que está cada vez mais presente no guarda-roupa do menino. Com muita estampa tropical, folhagens, flores e paisagem, seja na peça inteira como: bermudas, camisas e t-shirts, ou então, nos recortes, bolsos e aplicações. Destaque para a camisa resort, toda estampada, com estampa ombrée ou listrada. A estampa de abacaxi aparece deixando a coleção ainda mais divertida. As calças jogger também aparecem nesse tema, em chambray estampado ou bermuda jeans em corrosão. As regatas não podem faltar, lisas, estampadas ou listrada. E por falar em listras, as mesmas aparecem renovadas, com fundo tie dye ou com misturas de estampas tropicais.


No último tema, “Playtime”, o mundo do rock, dos esportes e do street se misturam. A bermuda de malha e moletom são os grandes destaques, assim como a bermuda de basquete. Já a estampa de letras, números e times estão juntas. Mais estampas e cores de grafitaria a times de esportes, em t-shirts e pólos. As regatas aparecem mais esportivas com detalhes de retilínea listrado no decote e na cava. A calça jogger surge com recortes e malhas diferenciadas.

Michelly Barros | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR