Diesel e Polygiene desenvolvem jeans que elimina 99% dos vírus

Ao lado da sueca Polygiene, empresa química que oferece tecnologia inovadora para têxteis, a Diesel apresentou “um tratamento inovador de jeans que mata 99% da atividade viral”. Intitulado ViralOff, a inovação é exclusiva da marca italiana para a produção de suas peças jeanswear.

Segundo a Diesel, o tratamento “será utilizado em vários modelos da marca para Primavera-Verão 2021 (equivalente ao 2022 nacional), e gradualmente expandido para uma gama mais ampla de produtos”. O ViralOff também inclui a tecnologia Odor Crunch, que protege contra odores de fontes externas.

A empresa italiana afirmou que a tecnologia “demonstrou ser eficaz contra uma ampla variedade de vírus, incluindo o Covid-19”, sendo capaz de matar 99% da atividade viral dentro de duas horas após o contato entre os patógenos e o tecido. A intenção da Diesel é aplicar o tratamento em uma seleção de modelos de jeans nas etapas finais de produção.

Há ainda, segundo a Polygiene, um benefício sustentável no tratamento. O mesmo “dura por toda a vida útil da peça e requer menos ciclos de lavagem, diminuindo o uso de água e energia”. A empresa sueca indicou que a inovação é o resultado de seu “grande esforço na proteção de roupas, iniciado com a epidemia de SARS no início dos anos 2000”.

A pandemia do novo coronavírus é uma motivação ainda maior para aplicar essa tecnologia à produtos comerciais, uma vez que os consumidores estão buscam mais soluções antivirais. No Brasil, inclusive, tecelagens como Vicunha, Canatiba e Santista Jeanswear já anunciaram lançamentos denim com soluções de prevenção similares.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação