Diversidade nacional na coleção da Consciência Jeans

“O Brasil está na moda, e o Brasil faz moda com sua riqueza de culturas, paisagens, música, cores e tradições.” Foi com este tema, que a coleção da marca Consciência Jeans, ganhou visibilidade durante a primeira edição da feira Café no Bule Verão 2014/15, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de maio no Serra Park em Gramado. A criatividade das peças representando diferentes influências do cenário nacional através de materiais, formas, padrões e aviamentos, foram o grande destaque no stand.


A marca com sede no Brás em São Paulo, foi fundada em 2011, inicialmente focando exclusivamente o apelo eco-friendly, através do lançamento das primeiras calças com jeans ecológicos. Desde então, manteve o discurso de sustentabilidade, porém em resposta ao mercado diversificou seu mix incluindo também peças confeccionadas de maneira convencional. “Nós adquirimos uma leitura mais fashion, devido à uma exigência do próprio mercado”, comenta Hadi Hamade, consultor de varejo da Consciência, que conta que o alinhamento à proposta de sustentabilidade é mantido em algumas peças, mas atualmente não corresponde a 100 % da coleção. No entanto a ressalva de priorizar a origem nacional em todas as etapas do desenvolvimento é uma exigência de toda a produção, incluindo nesta temporada, a própria inspiração para a coleção.


“Nós pegamos uma característica de cada estado: uma cor, uma música, para criar as peças”, explica Hadi. O GuiaJeanswear conferiu de perto a coleção, e constatou que o tema realmente foi explorado de maneira genuína nas peças. É possível reconhecer as cores da bandeira de cada estado nos pespontos e travetes, as plumas do festival de Paritins constando entre os aviamentos, e o jeitão urbano do lifestyle Paulista.



Entre as peças desejo, destaque para o shortinho com a imagem do Masp representado em paetês, bolsos em formatos de cuias de chimarrão, calças enfeitadas por desenhos que remetem ao crochê e aos bordados artesanais do Pará, e a aparência enfeitada que tanto agrada ao público nacional, incorporando discurso nacional através das pedras do Espírito Santo. Já a linha sustentável da marca é desenvolvida com tecido de liocel, lavagem à seco, costurada com algodão orgânico, e aviamentos de coco. Confira as imagens.

ViVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR