Do blocked denim ao estilo biker

Tudo começou com o blocked denim, como uma microtendência over em especial aplicada nas camisas em chambray. E foi uma questão de tempo (e bom apelo comercial) para que a lógica de recortar o jeans e realizar mesclas com diversas tonalidades se multiplicassem.


O estilo permanece em alta, especialmente no varejo net. Nas skinnies, conferem graça aos tornozelos e joelhos, e podem ser incluídas de maneira assimétrica. Nas boyfriends, tornam a leitura mais decorativa e streetwear. Apesar da maior ênfase no verão 2014, marcas como a Mih enfatizaram a idéia do blocked denim ainda nas coleções de inverno 2013 (2014 brasileiro). Entretanto percebe-se uma evolução da tendência, emergindo no varejo net, com leituras mais decorativas, fisionomias biker, e ênfase na inclusão do denim estampado no “mix and matche”. O resultado é uma oferta de peças com visual mais enfeitado.

Já nas jaquetas básicas e aviador, percebe-se a “quebra” de tonalidades índigo com maior frequência nas mangas, simulando sobreposições e camadas em alinhamento com a alta da proposta denim-on-denim. Nas propostas mais invernais, essa mistura pode incluir o couro, em grandes áreas. Os patches podem vir nas jaquetas com interferências mais coloridas e decorativas, explorando o visual étnico na leitura final da peça.


Para o inverno 2014, a idéia de “recortar” e quebrar as tonalidades do denim permanece, mas percebe-se uma significativa alteração no visual. Nas calças, os movimentos horizontais cedem lugar às linhas verticais. As misturas incluem diferenças de toques e aparências, através do couro, metalizados e lisos x estampados no mesmo tom. As formas recebem maior influência do couro e do universo do motociclismo, sendo assim a mistura localiza-se mais cós e acompanhando a linha do entrepernas.



O blocked denim explora os grafismos nas calças brancas com black denim em recortes verticais e nos coloridos e estampados a mistura interrompe o visual decorativo com áreas coloridas lisas tornando as calças com visual ainda mais enfeitado.


Pelo ecletismo do perfil de nossos assinantes, nossa galeria agrupa exemplares do varejo net, que focam com maior ênfase os patches em índigo, e as propostas mais frescas ainda com remanescentes do verão 2013 (2014 brasileiro). Também os editoriais exploram mais o “time” do verão. Já nossa pesquisa exclusiva da Bread&Butter, bem como as fotos de Press Preview, mostram a evolução dos recortes, patches e misturas de materiais para o inverno 2014.


VIVIAN DAVID / FEIRA BBB: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS: REPRODUÇÃO