Do claro ao bruto super iluminado no Verão 2018

Mix de produtos e de lavagens, essa é a nova ordem que vem permeando as estações dentro do segmento jeanswear. Tanto para o público feminino quanto para o masculino, o aspecto clean e os efeitos useds passeiam por diferentes peças e estilos. Para o Verão 2018 selecionamos as principais referências de beneficiamentos que vão inspirar as próximas coleções.


Cores sólidas ou com brilho transitam juntamente com pontos de luz, esbranquiçados e em menor quantidade, com marmorizados que também ganham manchas que iluminam as peças. Do delavê ao bruto, passando pelos azuis médios, baby blue e o novo royal, o destaque fica por conta dos blacks e acinzentados bem desgastados. “O fundo escuro como o “london gold” deixa as peças com muito mais brilho e toque. Já os blacks estarão cada vez mais presentes no dia a dia, porém com uma pegada mais vintage com puídos e laser, bigodes 3d, com efeitos de pigmentos pulverizado”, afirma Diego do Grupo GB Customização. Segundo ele o aspecto vintage surge evidenciado por efeitos variados: “Com bastante puídos, trabalho de barras desfiadas e detonadas, arrunides na boca de bolsos, trabalho de laser, como bigodes e puídos com efeitos em 3d”, comenta Diego.


Respingos de tinta e patches com tampões em lavagens mais escuras continuam em alta assim como as marcações, “falsos patches” e bigodes em 3D. O brilho intenso, seja do próprio tecido ou conquistado em lavanderia com resinas, entre outras interferências é outro destaque da pureza do jeans da estação.


“As lavações claras ainda permanecem como extreme batic, porém com um visual diferenciado com trabalhos de “artesanato portinari” imitando pinturas jateadas no used, com efeitos de estonagem ao extremo dando um visual de envelhecimento natural. As lavações surgem com bastante over day lembrando os mineradores da época com um visual mais sofisticado trazendo a junção de todos os atributos de uma peça jeans bem customizada.Todos esses atributos estarão bem presentes no jeans brasileiro, proporcionando um mix para consumidor final, finaliza Diego.”

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR