Dos anos 50 aos 90 com volumes e conforto na coleção da Focus Têxtil

A Focus Têxtil apresentou na semana passada sua coleção para o Verão 2016, em São Paulo, reunindo as principais inspirações, desfiles e exposição de tecidos. Confira os temas da estação.


Impulsos: diretamente dos anos 70 surge o estilo hippie mesclado ao atual boho e gipsy sempre com foco nos grandes festivais de música e no público jovem. Aqui surgem looks com carinha de brechó, com uma pegada folk artesanal mesclando estamparias, bordados, franjas e crochê e valorizando o aspecto artesanal. Efeitos de tie dye e patchwork ganham destaque em malharias e no denim. Os principais shapes são os coletes e as flares. Entre as cores, estão o preto e branco com toques de amarelo, laranja, pink e vermelho. Para o público masculino surgem jeans com desgastes, desfiados, muito delavê e estilo militar no verde oliva, além dos terrosos.


Eternos Clássicos: a valorização do corte impecável ganha destaque nos ternos de Yves Saint Laurent. Já dos anos 50 a cintura marcada chama atenção pelo estilo romântico e da década de 60, formas simplificadas. As estampas giram em torno de florais, listras e poás e as cores passeiam entre o branco, tomate, marinho, rosa clarinho e turquesa. No segmento masculino a calça chino ganha companhia de camisas em materiais mais sofisticados. Os looks totais no denim vêm com aspecto de alfaiataria e as modelagens vão da slim a cropped. Azuis, burgundy, cinza, vermelho e verdes permeiam o tema.


Equilíbrio: aqui a palavra-chave é “normcore”, movimento que vem fazendo sucesso entre os mais antenados, valorizando o conforto, estilo minimalista e cool, sem pretensões. Esses looks simplificados podem ganhar ainda interferências da década de 90 com volumes, sobreposições, camadas e origamis, seguindo a estética japonesa da época. Os obis e quimonos são muito importantes assim como o estilo esportivo em looks mais chiques. O índigo vem renovado com ar casual e formas amplas. Em lavanderia, surgem superfícies escuras, acetinados, acabamentos amaciados, pespontos marcados. Cores vibrantes como azul royal, vermelho e amarelo fazem companhia ao verde água, branco, maisena e chino. Para os meninos, looks despojados com toques do sportswear, dança e grafismos. Os tecidos são fluídos e o jeans ganha marmorizados. Tons neutros, verdes e cinzas ganham destaque.


Jeanswear


Entre os principais lançamentos da coleção Focus on Jeans estão a linha Indicolor Coating com estampas florais, Indicolor Jacquard em diferentes padronagens e tons como preto, pérola, verde e rosa claros, tons acinzentados, Indicolor Coating Candy com peso de 6,9oz e tons de rosa, azul, amarelo, laranja, vermelho, além de poás, animal print, estrelas, entre outros.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR