EcoChic Award expande países participantes e ganha novos patrocinadores

O evento de moda que premia designers com foco em moda sustentável, o EcoChic Award, chega em sua 5ª edição. Dessa vez, participantes do Taiwan, Singapura, Malásia, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia e Dinamarca, além da China, poderão se inscrever na competição, que visa trazer novos olhares e incentivar uma produção comercial mais ecológica e consciente para o mercado de moda comercial.


Organizado pela ONG Redress, que promove sustentabilidade na indústria da moda, reduzindo o desperdício têxtil, a poluição e o uso de energias, a ideia é trazer à tona números e problemas alarmantes de uma das indústrias mais poluentes do mundo, e buscar soluções viáveis e novos caminhos para o segmento. Todos os participantes inscritos recebem informações sobre os impactos negativos da indústria da moda no mundo e sobre técnicas sustentáveis de design como o desperdício zero, o up-cycling e a reconstrução.


Depois de muito bem instruídos e com novas informações em mãos, os estilistas unem tudo o que aprenderam ao seu próprio talento para desenvolver uma coleção comercial com práticas limpas e sustentáveis. A importância de focar no estilista se dá por conta da estimativa de que o design influencia de 80% a 90% dos custos ambientais e econômicos de um produto, o que o torna a peça essencial para mudar as ecotendências na moda.


Vale ressaltar que só na China, aproximadamente 20 milhões de toneladas de resíduos têxteis são produzidos a cada ano e todo esse volume é descartado em aterros sanitários, se transformando em tensões maiores em nosso ecossistema, como os transbordamentos dos picos de aterro, o desperdício de água e as emissões de CO2.


O Eco-Chic Award vem se fortalecendo a cada ano e em 2014 firma parceria ouro com a Ford Motors: “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Redress como patrocinador para a competição deste ano”, conta Pete Hardigan, diretor de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança da Ford Ásia-Pacífico. “Assim como a Redress trabalha para colocar a sustentabilidade na agenda da indústria da moda, há anos a Ford tem buscado garantir e melhorar continuamente a sustentabilidade de nossos veículos e métodos de produção ao mesmo tempo em que oferece um excelente design e altos níveis de qualidade”, completa o executivo.


As inscrições ficam abertas até agosto, quando 30 participantes serão escolhidos. O vencedor será anunciado em Janeiro de 2015 durante a Semana de Moda de Hong Kong. Mais sobre o evento no site.

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO