Edição bem-sucedida antecipa um inverno escuro e minimalista

Um inverno escuro e minimalista, com bons volumes de negócios, expositores ocupados do início ao fim do expediente, e compradores ávidos por novos estilos em denim – um segmento que permanece sob extrema demanda. Em síntese, esta foi a principal experiência dos participantes da bem-sucedida feira Panorama, que encerrou-se no dia 16 de janeiro. A feira que teve início no dia 14 no Aeroporto ExpoCenter em Berlim, recebeu mais visitantes do que o esperado, e contou com a presença de aproximadamente 400 expositores lançando para o mercado suas novas coleções de Outono/Inverno 2014-15. A quarta-feira foi o dia mais “ocupado” do evento, assim como a quinta-feira – último dia – mostrou-se também bastante atarefado. Ao final da Panorama, Jörg Wichmann diretor executivo da feira estava mais do que satisfeito: ‘Nossas expectativas estão mais do que preenchidas. No segundo dia, tivemos mais de 1.000 novos registros.”



Todos os varejistas e lojas de departamentos importantes foram vistos transitando pela feira. A moda prevaleceu o foco do evento, com os expositores plenamente ocupados, e visitantes demonstraram preferência pelo conceito atual colocado pela feira, caracterizado por novas marcas e segmentação clara dos corredores em três diferentes temas: Young Urban Universe, Best of Contemporary Fashion e Casual Creativity.



O Hall C com o a moda casual e jeans funcionou com magnetismo durante os três dias inteiros. “A feira estava muito boa, nós vimos todos os varejistas importantes”, declarou Mike Sittle da Garcia Jeans. Todas as declarações nos stands foram intensas, concentradas, e focadas em moda, conceitos, termos de entrega, e apontamentos de pedidos nos showrooms. Barbara Lorenz, da Broadway, comentou: “nós nunca tivemos tantos visitantes, nossa impressão foi muito positiva.” A despeito da má temporada de inverno e dos modestos volumes de negócios em 2013, os varejistas começaram o ano em Berlim em um ótimo clima, com os compradores à procura de novos tópicos e coleções.



Sob o ponto de vista da moda, a feira antecipou um inverno com visual escuro e minimalista. O denim permanece sob alta demanda, com lavagens escuras, tons acinzentados, e detalhes adoráveis. Os varejistas que transitaram pela Panorama, estavam ávidos por moda e novos estilos em denim. O visual destroyed associado à prazos curtos de entrega, a boyfriend com aparência limpa, o dark denim, o mix de materiais, o estilo roqueiro e sexy para garotas e camuflagens moderadas estavam entre as maiores procuras. Em síntese, os varejistas estavam buscando por estilos urbanos e casuais.


SPORTSWEARNET / POR ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO