Os hábitos de compra dos jovens consumidores estão mudando para melhor, apesar das lacunas de conhecimento sobre moda sustentável e do acesso a ela, de acordo com um novo relatório do IFM – Première Vision Chair, do Institut Français de la Mode e da Première Vision.
Baseado em uma pesquisa com 6.000 consumidores da França, Itália, Alemanha, Reino Unido e EUA, o relatório descobriu que uma proporção significativa de consumidores nas faixas etárias de 18-24 e 25-34 anos estão adotando práticas mais sustentáveis, favorecendo marcas que respeitam tanto o meio ambiente quanto as condições de trabalho.
Embora frequentemente façam compras mais sustentáveis do que os entrevistados mais velhos, a relação dos jovens consumidores com a moda sustentável varia por região.
Na França, quanto mais jovem o consumidor, mais provável é que ele compre produtos ecológicos. A pesquisa revelou que 58,9% dos jovens de 18-24 anos e 55,1% dos jovens de 25-34 anos já compraram algum.
Na Alemanha, 64,9% dos jovens de 18-24 anos compraram um produto de moda sustentável durante o ano, em comparação com 51,4% da população em geral. No Reino Unido, 65,7% dos jovens de 18-24 anos compraram, contra 47,4% da população em geral.
No entanto, a intenção de fazer compras mais sustentáveis está se mostrando multigeracional. O relatório revelou que quase uma em cada duas pessoas na França está fazendo compras de moda sustentável. Na Itália, 52,6% da população já compra roupas sustentáveis. Na Alemanha, esse número é de 51,4%.
Quando se trata de determinar a sustentabilidade de um produto, a escolha do material é o fator mais importante, independentemente do país pesquisado. Na Itália, 46,7% da população considera esse o principal fator para uma indústria de moda mais responsável. No Reino Unido e nos EUA, esse critério também excede 40%.
“O uso de materiais de maior qualidade, que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente, ou o uso de materiais recicláveis ou reciclados, provavelmente terá uma forte influência nas escolhas dos jovens consumidores em todo o mundo e particularmente na França”, afirmou o relatório.
Jovens consumidores na Alemanha, Itália e EUA apontaram a qualidade do produto como o fator mais importante na hora de fazer uma compra de moda sustentável. Na Itália, Alemanha, Reino Unido e EUA, esse é o critério mais importante citado ao definir as marcas preferidas, de acordo com o relatório.
Na França, esse critério só fica atrás do preço, embora os jovens consumidores estejam mais dispostos a gastar mais em moda sustentável do que os consumidores mais velhos. A pesquisa revelou que os jovens de 18-24 anos na França estão dispostos a gastar 331 euros em uma sacola de compras sustentável com um jeans, uma camiseta e tênis, em comparação com 208 euros para a população em geral.
“Isso ocorre em todos os países pesquisados”, afirmou o relatório, com os consumidores dos EUA de 18-24 anos tendo a “carteira mais generosa” para produtos sustentáveis. Os jovens consumidores nos EUA estão dispostos a gastar 347 euros em comparação com 313 euros para a população como um todo.
A principal razão para não fazer uma compra sustentável citada nos EUA (34,5%) e no Reino Unido (37,4%) foi a falta de informações sobre o assunto. Na Itália, não saber onde comprar esses produtos foi a principal razão para 33,8% dos consumidores pesquisados.
Fonte: Ana Gimonski | Foto: Divulgação