Evento divulga line up de desfile e outras ações

A edição 2015 do Dragão Fashion Brasil promete muito mais do que apenas um line-up interessante de desfiles que valorizam a moda brasileira e as técnicas manuais do Ceará. Palestras, moda, gastronomia, música, arte, cultura e artesanato fazem parte do evento que tem como tema “Mãos À Obra, Mãos À Moda” e acontece no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.


A 16ª do DFB, que acontece entre os dias 07 e 10 de maio, coloca em destaque uma programação educacional através do Dragão Pensando Moda (DPM), que começou ontem (05/05) e vai até amanhã (07/05) no Senac Ceará, onde os convidados terão acesso a uma programação educacional extensa.

“O DFB compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo”, ressalta Cláudio Silveira, idealizador e realizador do evento. Com isso, o DFB 2015 vai proporcionar, em todas as suas ações, um resgate dos saberes locais e valorização das tipologias artesanais produzidas por comunidades de artesãos do Nordeste do Brasil.

Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural que se concentra no Terminal. Além da moda e da produção acadêmica, o público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luaus, bares, Champanheria, Food Trucks, Jardins das Delícias e até um Lounge Praia especialmente pensado para o espaço, que vai receber atividades oferecidas ao público como aulas de Yoga, ginástica etc.

O DFB representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do estado. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.


Confira o lineup de desfiles:


7/05 – Quinta-Feira

André Sampaio | ASAP

Aládio Marques

Christina Crawford

Almerinda Maria

João Paulo Guedes

Lino Villaventura

8/05 – Sexta-Feira

Comunidade: Moda | Paulo Marttins

Lenita Negrão

Bikiny Society

Lindebergue Fernandes

Wagner Kallieno

Melk Zda

9/05 – Sábado

Concurso dos Novos | Estácio Sá | Ateneu | Sta. Marcelina | IED

Weider Silveiro

Jadson Raniere

LIZZI

Ivanildo Nunes

Rebeca Sampaio

Vitorino Campos

10/05 – Domingo

Concurso dos Novos | UDC | UEL | UFC | UNAMA

Ronaldo Silvestre

Riccardo San Martini

Gisela Franck

Jeferson Ribeiro

RCHLO

REDAÇÃO | FOTO: REPRODUÇÃO