Evento movimenta o mercado da moda pernambucana

A 11ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, que aconteceu em Caruaru de 16 a 18 deste mês, superou as expectativas dos organizadores e da ACIC, realizadora do evento juntamente com gestores de outras entidades de toda a região.

Com a visita de mais de 400 compradores vindos de todas as partes do Brasil, a Rodada gerou volume de negócios em torno de R$ 11 milhões e cerca de meio milhão de peças negociadas pelos 120 expositores participantes. Esta edição contou também com novo espaço e foi realizada numa área de 4.200 m², localizada no Shopping Difusora de Caruaru.

Logo na entrada o comprador se deparava com um labirinto de araras com os lançamentos de cada expositor, além de uma ficha técnica contendo dados como capacidade produtiva, ano de fundação e dados da empresa – agilizando o tempo do lojista que, após passar esse labirinto, tinha acesso aos stands e se dirigia aos que ele já havia pré selecionado.

Os segmentos foram divididos por cores: Vermelho – Feminino, Verde – Masculino, Laranja – Praia e Fitness, Lilás – Moda Íntima, Amarelo – Infantil/Bebê, Cinza – Surfwear, o Azul representava o Jeans e o Azul Claro o Jeans Infantil.

Claramente se percebe a profissionalização do empresariado da região, hoje muito mais preocupados em buscar informações, tanto aqui no Brasil como no mercado internacional. Apresentam-se antenados e ávidos em produzir moda baseada nessas pesquisas de tendências, além de cada dia estarem melhor equipados tecnológica e profissionalmente.

Dos 120 expositores, 31 representavam o segmento Jeanswear, a região hoje é o 2º pólo produtivo do Brasil. Dentre os stands mais movimentados, se destacaram:

KI KORUM – há 25 anos no mercado, com uma produção mensal de 30 mil peças entre feminino e masculino, a marca é uma das que está investindo muito em seu parque tecnológico. Seu departamento de design está sempre envolvido em pesquisas para manter sempre atualizados os modelos exclusivos criado pela sua equipe.

GALZONI – com 28 anos de mercado, a Galzoni desponta atendendo às exigências de um público mais jovem e antenado. Sua coleção é arrojada e não economiza em lavagens e detalhes rebuscados.

VIRAZZA – com um estilo vanguarda, mistura sofisticação e um toque de mistério, mas sempre priorizando o conforto e caimento com modelos básicos, contemporâneos e fashion. Apresentou uma coleção onde valorizou os efeitos de lavanderia, bordados, lasers sem esquecer do brilho dos paetês e strass.

FAZUK e PRA MIM – apresentaram peças menos extravagantes e com formas mais retas, os detalhes ficam por conta de pespontos bem definidos, pequenos bordados e aplicações delicadas.

BLESS U – o carro chefe da coleção da marca são os jeans com detalhes e adornos com metais e costuras finas em tons de azuis suaves e delavês clarinhos. Destaque para cinturas altas, que atendem o mais seleto e exigente público feminino.

OLIK JEANS – a Olik é uma empresa que está sempre atenta às inovações e tendências da moda, criando roupas despojadas, descoladas, coloridas e modernas que proporcionam conforto e liberdade com muito estilo e atitude.

FLORA FLOR – moda infantil leve e descontraída, com variedade de modelos cheios de bordados e apliques coloridos.

ADÁGIO JEANSWEAR – empresa do grupo Mamute, atende ao público feminino e masculino, apresentando uma coleção jovem e arrojada com tendências de moda e comportamentos mundiais, de maneira acessível.

“Estamos felizes por possibilitar que a Rodada de Negócios acrescente ao desenvolvimento econômico de toda a região do Pólo da Moda do Agreste de Pernambuco e de todo o estado. Somos um grande centro produtor de moda, possuímos mais de 15 mil indústrias ligadas ao setor do vestuário, produzimos 700 milhões de peças por ano e precisamos apresentar este potencial produtor a todo o Brasil”, revela o presidente da ACIC, João Bezerra da Silva Filho.

*O Guia JeansWear viajou a convite do evento

SANDRA MOTTA | FOTOS: DIVULGAÇÃO