Evento reúne grandes marcas do mundo fashion em Santa Catarina

Um sonho antigo sendo preparado por 2 anos tomou forma nos dias 29 e 30 de setembro na cidade de Camboriú em Santa Catarina – a conferência ONDM – O Negócio da Moda, idealizada pelo promotor de eventos, Ivan Jasper reuniu 650 pessoas por dia e teve como objetivo o compartilhamento de inteligência em moda, em um cenário com alto potencial dentro do mercado fashion.


“Há dois anos atrás eu idealizava fazer um evento de moda e conversando com Paulo Borges, ele me orientou dizendo que SC tem o maior capital intelectual de moda no Brasil e que não nos via conectados, sendo assim eu percebi que a indústria não tinha uma ação conjunta e comecei a fazer um escopo para este evento”, afirmou Ivan.


Segundo ele, foi muito gratificante mesclar empresas centenárias a outras mais novas no mercado compartilhando conhecimentos.” O maior desafio é que a gente aprenda a desaprender, unir as empresas concorrentes e mostrar a elas que é preciso parar de olhar para o quintal do vizinho, se é mais verde e, olhar para um mercado como um todo. Uma coisa positiva que aconteceu no evento foi ver os palestrantes de empresas concorrentes dialogarem e trocarem informações sobre suas marcas, quebrar este paradigma de “cada um por si”, pois o momento é de união e compartilhamento de conhecimentos. Muitos seguiam um modelo de marca de vendas, mas as coisas mudaram porque é preciso entender o foco do cliente que é o marketing, onde o comercial tem papel fundametal”, comentou Ivan.


O Guia Jeanswear acompanhou o evento que trouxe em seu primeiro dia, temas recorrentes ao mercado, cenários econômicos, a guerra de preços e criação de valor, além de assuntos sobre marketing e a experiência da compra e, finalizando com o estilo, criatividade e o processo de criação, inspiração e como monetizar a arte. Entre os grandes palestrantes desse dia, estiveram, Marcelo Caetano (Revista VendaMais) que abordou o tema `Venda Valor`, Estela Benetti (DC) mediando o talk show, `Mercado`, reunindo nomes de grandes associações como, Luiz Carlos Rosin (Ampe Brusque), Cláudio Grando (SCMC), Wanderley Zunino (SINCASJB) e Sérgio Pires (FIESC), Laura Coutinho (DC), mediando o talk show, `Marketing`, com grandes e consagradas marcas, como Carmen Steffens, representada por Fransérgio Martins, Cia.Hering representada por Edson Amaro, Dudalina por Edinho Vasques, Lança Perfume por Priscila Damiani e a marca Damyller representada por Jordana Damiani, no talk show sobre estilo, participaram marcas como, Beagle, representada por Tatiane Lehmann, Lez a Lez representada por Juliana Jabour, Dimy por Miriam Melo, Raphaella Booz, por Cláudio Booz e Dalcosta representada por Alisson de Vito e finalizando o primeiro e inspirador dia da conferência, dois brilhantes da moda brasileira, Ronaldo Fraga e Fernanda Yamamoto, tiveram uma conversa sobre o processo de criação, criatividade em moda, abordando temas polêmicos e muito fortes do cenário da moda atual, sendo mediados pela redatora-chefe da Elle, Renata Piza. Um dia inspirador, de novas descobertas e com a privilegiada oportunidade de estar perto e absorver todo conhecimento e experiência que grandes nomes e marcas podem transferir.


O segundo dia da conferência foi especialmente voltado para a criação, oscilando entre temas como identidade e conexão com o consumidor no momento da criação, inspirações e tendências para as próximas estações, como vender marketing dentro da própria empresa, aprendizado e bagagem de outras culturas e valorização da nossa própria. Ainda aconteceram discussões sobre o universo das marcas e do próprio marketing infantil, como começar e por onde prosseguir para ter uma marca de sucesso e finalizou com o tema chave da conferência: “O Negócio da Moda”, falando sobre criatividade e rompendo paradigmas sobre este universo. Entre os grandes nomes deste dia, estiveram, Clau Cicala, aclamada por suas estampas inspiradoras, Jefferson de Assis do Núcleo de Design Assintecal, Jean-Luc Jadoul (Yaguar, Globo Condé Nast), um verdadeiro gentleman e Amélia Malheiros (Cia.Hering) na Pocket Palestra, Soluções. Cristiano Santos (DC), por sua vez mediou o talk show Marketing no setor infantil, com marcas como Fakini, representada por Junior Gama, Cativa, com Cátia Maria, Rovitex com Adriano Hawke e representando a Marisol, com a querida, Lilica Ripilica, Mário Paravisi, falando sobre o Start de uma marca, a criadora da Colcci e hoje à frente da marca infantil Pistol Star, Lila Colzani que também mediou o talk show, Estilo para o infantil, com marcas como Hello Kitty, representada por Lilian Machado, Milon, com Karine Martins, Petit Cherie, com Jad Guidi e claro, Lila Colzani representando a Pistol Star. Com a palestra “O negócio da moda”, Paulo Borges, idealizador do SPFW, fechou o segundo e último dia do evento.


Participaram ainda do evento as empresas Haco Etiquetas e a Lavanderia Fama de SC com stands apresentando seus principais lançamentos. Em suma, o ONDM, em sua primeira edição alcançou muito mais que o esperado, um conteúdo de alta qualidade, compartilhamento incrível de inteligência em moda, muitos encontros e um networking excepcional, sem contar a oportunidade singular de estar entre tantos brilhantes do mundo da moda.


E, já podem anotar na agenda: a próxima edição da Conferência O Negócio da Moda já tem data marcada e, irá acontecer nos dias 26 e 27 de setembro de 2016.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR/DIVULGAÇÃO