Experts reúnem-se em dinâmica para melhorias do setor

Um objetivo muito maior. Muitas vezes para alcançá-lo, é preciso ter a ousadia de encarar aquela realidade que insiste em se distanciar do ideal. No caso do segmento denim, ela corresponde às lacunas de comunicação entre os elos da nossa estimada indústria azul. Também a percepção do cenário produtivo sob a ótica da economia criativa, com novos produtos mercadológicos para gestão da rede, ativando a corresponsabilidade de todos os setores da cadeia têxtil em busca dos resultados de alta qualidade.

E nós, do Guia Jeanswear, entendemos que o setor denim nacional é suficientemente maduro para confrontar de frente seus problemas. Com esse PROPÓSITO, no papel de facilitadores e mediadores, promovemos a primeira edição do DENIM & LAV, no Senai Blumenau, no dia 22 de agosto. Na intenção de motivar a inovação em empresas que já são grandiosas, nosso evento reuniu grandes nomes de tecelagens, lavanderias, indústrias químicas e confecções nacionais para realizar uma experiência inédita no segmento jeanswear, baseada na troca de saberes e estratégias que dialogam com a qualificação do setor, ainda as margens do conceito 4.0.

Paulo Jório, da Hi Tech; Ciro Carnevalli, da CHT Bezema; Marco Brito, da GB Customização; Eduardo Borin, da Lavanderia Dinâmica; André Duarte, da Riachuelo e Paulo Rabelo, da Benatêxtil, entre muitos outros nomes, ilustram o nível de especialização do público profissional reunido pelo evento. Santista, Capricórnio, Santana Textiles, Cedro e Lavanderia John Cler constaram na lista dos influentes apoiadores que ajudaram a elevar o patamar do encontro.

Após as boas vindas da nossa CEO Marlene Fernandes e da nossa Gerente Comercial Sandra Motta; o artista plástico, Consultor denim e químico, Leopoldo Nóbrega, divulgou em primeira mão a pesquisa realizada pela nossa equipe em todas as áreas do setor. Tecelagens, lavanderias, profissionais de indústrias químicas e estilistas integraram a curadoria de profissionais renomados, eleitos para desenhar um cenário fiel da indústria denim atual, com suas pertinentes respostas. Nosso tópico: os principais problemas percebidos no relacionamento com as tecelagens X soluções inteligentes para os novos tempos.

Com a visão de que em imensas estruturas é necessário sempre o olhar empreendedor do que pode ser melhorado, vieram alguns desabafos. No topo da lista, a perda de dados técnicos ao longo da trajetória entre a tecelagem e o confeccionista.

Após o debate dos resultados da pesquisa os participantes seguiram a dinâmica proposta formando grupos para responder questões formuladas pela nossa equipe, e após, compartilharam suas conclusões.

Respondendo à pergunta sobre quais as informações que poderiam ser acrescentadas nas etiquetas dos tecidos para gerar melhorias nos processos de lavanderias; emergiram sugestões como o repasse de informações mais ricas sobre nuance, partida e sequência. Também uma especificação maior sobre o acabamento do tecido a fim de explorar o melhor que ele oferece, a utilização do ozônio, nebulização e processos de baixo impacto ambiental. Informações sobre o tipo de tingimento, estrutura e peso também foram sublinhadas para controlar melhor a alquimia das tonalidades. Já os confeccionistas, sublinharam a importância de jogar mais dados de consulta nos books que são as referências mais utilizadas pelos estilistas bem como a requalificação dos criadores através de uma especialização voltada para o denim. A ideia de contar com tutoriais técnicos de processos de alta performance on-line como uma proposta mais assertiva do que o formato escrito, a utilização de aplicativos interativos, a exemplo do QR code, para conduzir as informações técnicas e processos sofisticados do tecido também foram mencionados.

Existe interesse por parte das tecelagens em realizar estes ajustes? Lavanderias estão dispostas a se adequar? Sabemos que a resposta é sim para ambas as perguntas, afinal ambas vislumbram avanços e progressos. Como fazer: este é o debate, o grande tópico que vai fazer nossa indústria crescer. Estamos prontos e comprometidos em aproximar todos os protagonistas deste dilema, aproximando-os para facilitar o encontro das soluções.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear