Faça o avesso direito!

A cada temporada o segmento jeanswear aprimora o trabalho de acabamento interno das peças, resolvendo com muita elegância problemas corriqueiros porém complexos de sua construção: ocultando costuras indesejáveis, folgas de tecido, desfiados não planejados e toda sorte de excessos que possam poluir o lado avesso de um jeans.


Resultado: cada peça se multiplica em duas criações. Além do lado direito, o avesso torna-se importante ferramenta para elevar o nível de percepção e julgamento cognitivo da marca por parte do consumidor através do toque, conforto, e principalmente da agradável surpresa de se deparar com todo um universo de cores e caprichos em forros, debruns, e detalhes como estampas localizadas comunicando o logo da mesma.


Viés listrado, carcelas e forros em estampa de bicho, tricolines florais suaves comunicando conforto e leveza são algumas propostas. Marcas mais ousadas como a Desigual, trazem ainda forros internos de bolsos com padronagens de estampas notavelmente assimétricas – uma interessante proposta que converte processos industriais em design que comunica o conceito hand-made.


Tamanho esmero e investimento em acabamentos internos acabou por servir de inspiração para o lado direito do jeans. Em marcas como Lee Cooper as peças mais vanguardistas trouxeram bolsos externos em formatos semelhantes ao forro interno dos bolsos americanos quase sempre colocados como acessórios destacáveis da calça jeans contemplando todo o giro do cós. Confira as fotos.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR