A Fashion Revolution Week 2017 está se aproximando e, entre os dias 24 a 30 de abril, o movimento realizará eventos pela conscientização sobre os impactos socioambientais da cadeia de moda em mais de 90 países e em quase 30 cidades do Brasil. Em São Paulo, a sede oficial será a UNIBES Cultural, onde acontecerá a abertura e o encerramento da semana de atividades.
Na segunda-feira, dia 24, será inaugurada a exposição Fashion Power, que permanecerá ao longo da semana aberta ao público na UNIBES, com looks desenvolvidos sob princípios de sustentabilidade. Nesse primeiro dia, também acontecerá a roda de conversa com o tema da campanha de 2017: Money, Fashion, Power, para questionar o fluxo do dinheiro, as estruturas de poder dentro da indústria e refletir sobre quem ganha e quem perde nesse sistema.
A coordenadora nacional do Fashion Revolution, Fernanda Simon, explica o objetivo do tema escolhido: Na campanha deste ano queremos provar que a moda pode sim ser boa e justa – e o que é bom para um, tem que ser bom para todos.
Em São Paulo, o evento oficial acontecerá no sábado, dia 29, e vai ocupar a UNIBES com uma série de rodas de conversa, entre elas; Jornalismo e Comunicação para a Moda Consciente, Moda nas Novas Economias e Trabalho Escravo na Moda.
Serão realizadas oficinas de tingimento natural de tecidos, upcycling de roupas e acessórios, costura para crianças, além de uma oficina contínua de tricô e crochê. O local também vai receber uma feira de trocas, o espaço Redes para a apresentação de coletivos e iniciativas, a exibição de um documentário, foodtrucks e intervenções artísticas.
O evento será gratuito e aberto ao público, mas para algumas atividades é necessária a inscrição prévia. Para as mesas de conversa, o ingresso será a doação de uma peça de roupa que será repassada para o bazar da UNIBES. Para as oficinas, serão cobrados valores simbólicos.
Durante a semana outras atividades entram para o calendário, como o Fash Rev Talks na feira Tecnotêxtil, no dia 25 de abril, a roda de conversa sobre certificações têxteis na faculdade Santa Marcelina, no dia 26, e a exibição do documentário The True Cost no Instituto Europeu de Design, no dia 27, e na escola Perestroika, no dia 28, seguidos por roda de conversa com integrantes do movimento.
A designer Flavia Aranha é apoiadora do movimento e participará da mesa Design e Sustentabilidade. Segundo ela: Nossa marca participa e apoia o FashRev desde a primeira edição e achamos lindo e fundamental o crescimento do evento. Precisamos falar com as pessoas. Precisamos comunicar e empoderar o consumidor para que ele se posicione e defina o redirecionamento do mercado e as mudanças que deseja para o futuro. Power to the people!
A conscientização é o primeiro passo para que poderosas transformações sejam concretizadas na prática. Faça parte dessa revolução!
Fashion Revolution Week São Paulo
Sede oficial / UNIBES Cultural. Rua Oscar Freire, 2500. Sumaré
ENTRADA GRATUITA
Data / 24 a 29 de abril
Dia 24 Abertura da semana / 19h
Dia 29 – Evento principal / 10h às 21h
Exposição Fashion Power aberta durante toda a semana / 10h às 19h
Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse a página do evento no Facebook.
REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO