Feira antecipa tendências e tecnologias para o denim

Índigos hiperfuncionais vendidos como atitude cool, sustentabilidade elevada ao patamar de idéia fixa, modalidades de elastano atraindo toda sorte de marketing e fios de prata conferindo ao denim a incrível capacidade de proteger o corpo da radiação. A última edição da feira Kingpins Amsterdam que aconteceu entre os dias 28 e 29 de Outubro de 2015 no Westergasfabriek, encerrou-se bem sucedida no aspecto econômico, porém o mérito sem dúvida foi da criatividade dos lançamentos. Como consequência, o evento que tem perseverado em uma atmosfera amigável e relaxada está cada vez mais internacional, reunindo frequentantes de países distantes como Japão, Colômbia, Índia, Estados Unidos e Bangladesh, em acréscimo aos países do Sul e do Norte Europeu. Entre as marcas que visitaram a feira, estiveram nomes como Tommy Hilfiger, Hugo Boss, Levi’s Scotch & Soda e G-Star.



A idéia de hiperfuncionalidade, bastante presente na feira, colocou em evidência para o mercado global o valor da definição de produtos multifuncionais e multipropósito, capazes de aumentar a sensibilidade do movimento, proporcionar qualidade de vida ou ainda, maior durabilidade. Atentos à este cenário muitos fabricantes desenvolveram misturas e composições específicas para cumprir este objetivo, entre elas a brasileira Canatiba, que apresentou seu denim criado em colaboração com a fibra Emana, tecnologia que ativa a circulação e trata a celulite, e que já caiu nas graças do mercado brasileiro, especialmente pela boa fama criada nas peças de underwear, pioneiras em propor os efeitos terapêuticos para consumo em massa.



Já a Orta, lançou o Ortabluefrequency, uma série de tecidos com alta performance tecnológica como a proteção 30UV da radiação solar, propriedades de resistência à líquidos e misturas com propriedades umidificantes. A fabficante Berto, por sua vez, lançou o Amstrong Denim, um produto resistente de de peso leve, composto de algodão e com aparência de denim; mas que incorpora Dyneema, um poliéster especial de alta tecnologia e tenaciade, resistente à abrasões com filtro UVA e proteção térmica.



Ainda dentro da idéia de hiperfuncionalidade foram muitos os lançamentos que focaram misturas com fios de prata. Na ITV, um dos produtos em evidência foi o denim dotado de uma pequena percentagem de prata rigida, composição responsável pela atemporalidade do brilho cintilante entre as tramas do tecido mesmo com a passagem do tempo ou rompimento das fibras. Além desta mistura singular, a ITV apostou em novas associações do denim com lã, cashmere, seda e cânhamo. Também a Bossa desenvolveu seu próprio modelo de denim prateado, incorporando 15% de fibras de prata com a promessa de proteger o corpo das radiações emitidas pelos telefones celulares.



Novos desenvolvimentos dedicados às misturas com elastano e à características de flexibilidade superiores ao denim foram tópico da maioria das companhias participantes. O elastano agora pode ter flexibilidade multidirecional, a exemplo do conceito revolucionário de tecnologia hibrida da Invista. Já a Calik, lançou o Elastech, um elastano de qualidade superior que minimiza a criação de rugas e volumes na peça, após lavagens sucessivas, e também ajuda o tecido a manter seu tamanho sem variações nas diversas fases de acabamento.



Sustentabilidade foi interpretada pelos expositores não como um diferencial mas como uma idéia fixa: entre as novidades o destaque colocado pela Tejidos Royo foi o Ambi Wash, um novo projeto realizado em colaboração com a Montega, fabricante de substâncias corantes e Lim, uma lavanderia Italiana, que oferece tecidos tratados com tingimentos e acabamentos feitos com substâncias obtidas a partir de processos naturais renováveis.



Já no quesito visual, a Lenzing apresentou fibras especiais capazes de garantir melhor estabilidade à cor devido ao tingimento antes da eliminação das fibras de celulose. Já a Tejidos Royo desenvolveu um novo efeito quadrado de devorê que aplicado no índigo, confere um toque macio e transforma a superfície em efeitos ópticos.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO