A partir desta segunda-feira, a capital paulista é sede da Couromoda, maior feira de calçados artigos de couro da América Latina, integrada com a 11ª edição da São Paulo Prêt-à-Porter (feira internacional de negócios para indústria de moda, confecções e acessórios). O encontro acontece no pavilhão azul do Expo Center Norte e segue até o dia 19 de janeiro.
Como primeiro evento a abrir o calendário de vendas anual do setor calçadista, a Couromoda serve como um termômetro e vitrine de novidades do segmento que busca reassumir o protagonismo na economia nacional. Neste ano, a feira tem como tema a “Experiência omnichannel para seus clientes – Transformação, crescimento e resultado positivo para lojas de calçados e roupas”
Este ano, a feira reúne grandes nomes da indústria e também do varejo, como Dakota, Beira Rio, Usaflex, Luiza Barcelos, Aishy, entre outras, dando aos lojistas visitantes do Brasil e do mundo a oportunidade de conferir as tendências da temporada outono-inverno e fechar negócios com os produtos de meia estação para pronta-entrega.
Por lá, os visitantes poderão conferir tendências femininas, masculinas, infantis, bolsas e acessórios (lançamentos de Outono-Inverno). Em pauta também estará a tecnologia em calçados, a sustentabilidade na cadeia de produção de itens em couro e o volume fabril brasileiro (expectativas de produção).
Empregos e contratações gerados pelo setor e as expectativas para 2022 também serão tópicos discutidos na feita – o segmento sendo responsável por criar mais de 37 mil postos de trabalho entre janeiro e outubro de 2021, segundo a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados).
Há ainda as expectativas positivas do setor para o decorrer do ano, destacando que as vendas de Natal cresceram 11,1% em 2021, em comparação a 2020, segundo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA); e o aumento real nas vendas de 10% no natalinas, segundo Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Calçados e roupas estiveram entre os itens mais comprados nas duas pesquisas. No mercado interno, as perspectivas também são promissoras e a produção deve aumentar 3% em 2022, isso depois de ter crescido expressivos 12% em 2021.
Em relação as vendas e exportações, a alta do dólar e a dificuldade de alguns fornecedores asiáticos atenderem às demandas globais favorecem as exportações. Presença confirmada na feira de mais de 120 compradores estrangeiros, de 63 empresas e 17 países, como Equador, Bolívia, Colômbia, Panamá, Paraguai e Estados Unidos. O Brasil se mantém como maior produtor de calçados do Ocidente.
A feira reúne estandes coletivos que representam polos de produção calçadista: Moda RS, Moda Franca, Três Coroas Shoes e Sebrae SP. Além disso, também será possível conferir a Varejo Tech Store, loja conceito resultado da parceria entre a Data System e a Couromoda, que apresenta aos lojistas diversas soluções especializadas na gestão do varejo de moda e cases de sucesso na área.
Vale ressaltar que a Couromoda presencial vai ocorrer seguindo as medidas sanitárias de acordo com os governos estadual e municipal, como por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação (Decreto municipal 60.989).
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Fonte: Redação | Foto: Reprodução