Feira de negócios fomenta a moda em São Paulo

A moda não é feita apenas de desfiles. Um tipo de evento muito importante, por exemplo, são as feiras. São nelas que os confeccionistas apresentam suas coleções aos lojistas, com a pretensão de gerar negócios para que sua marca seja revendida por todo o Brasil e até internacionalmente.

Representante de salões de negócios, acontece nesta semana – (a feira teve início no domingo e vai até quarta, 18.01) a segunda edição da SP Prêt-à-Porter, que traz ao Expo Center Norte, em São Paulo, as principais novidades de grandes nomes do setor, dedicadas à temporada de Inverno 2012. “Nesta segunda edição já houve crescimento de marcas do segmento jeanswear. Este ano, temos treze marcas expositoras e os estandes estão bem maiores e com mais destaque dentro da feira”, afirma Tahiana Bainton, gerente de negócios da feira. Conheça abaixo alguns dos destaques do evento.

Diretamente do Piauí


Há 39 anos no mercado, a Onix Jeans é natural da cidade de Teresina, no Piauí, e pela segunda vez participa da SP Prêt-à-Porter. Para a temporada de Inverno 2012, a marca explorou principalmente o tema da ecologia – representando na coleção, por exemplo, pelas lavagens do jeans, realizadas com redução de água e uso de ozônio. A marca também explora na temporada o uso do couro: “homem e natureza devem viver em harmonia. Sabendo-se trabalhar, usar o couro é aproveitar 100% do animal”, comenta Flávio Craveiro, responsável pela coleção feminina da Onix.


Para representar o espírito da estação, Paulo Zulu foi eleito garoto propaganda da grife. O modelo foi clicado nas pedreiras do Estado, que é o maior sítio arqueológico do país.


Moda Local


Paulistas também estão presentes no espaço de business. É o caso da Gazoz Jeans, que participa pela primeira vez do evento. Um dos destaques da marca para a estação são os shorts, que ainda devem reinar no guarda-roupa feminino.


Natural da região do Brás, importante polo paulista do setor, a Questão de Estilo também faz sua estreia no evento. A marca já completou 20 anos no mercado e tem como diferencial tamanhos intermediários: sua grade vai do 34 ao 56.


Para a Disclub Jeans, especializada em moda jovem, além do denim, a estamparia também terá um papel importante na estação – borboletinhas, passarinhos e o universo animal dão vida às batas e blusas, em padronagens fofinhas e que devem fazer sucesso.

MARCELA LEONE | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR