Feira se destaca pela variedade

Encerrou-se no dia 16 de janeiro, a edição de outono/inverno 2014-15 da Premium – feira voltada para o “fashion business” que ocorre juntamente com a semana de moda de Berlim. O evento tradicionalmente acontece paralelo ao perfil criativo da Panorama, e ao conceito apaixonado pelo denim característico da Bread&Butter. A Premium, no entanto, difere pela trajetória de ampliação do foco e diversidade das coleções, e persegue a missão de proporcionar ao visitante um panorama completo das temporadas de moda.


A edição mais recente registrou um aumento de 20% de visitantes em comparação com a edição anterior, sendo que destes, 72% eram de origem internacional. A Premium representa um grande exemplo da atual situação em que as feiras de moda de Berlim se encontram. O evento, cumpre de maneira bem-sucedida seu papel como plataforma de informação e comunicação, porém deixa nos varejistas e expositores a sensação de que não há tempo hábil para interagir com todas as oportunidades, devido ao alto número de feiras de negócios em locais espalhados pela cidade de Berlim ocorrendo ao mesmo tempo.


No agrupamento da Premium, temos por um lado uma grande oferta de coleções, e uma grande variedade de marcas contemporâneas em ascensão, e por outro lado, a percepção dos visitantes quanto ao número excessivo de coleções impressionando, com o total aproveitamento do espaço da feira, e cada metro quadrado da locação vendido. Martha Grosu da MiH jeans avalia a possibilidade de um ambiente mais íntimo para expôr a coleção na próxima temporada: “de outra forma, não sendo uma marca popular e reconhecida, você provavelmente não será bem-sucedido.”


No geral, a Premium foi novamente altamente frequentada, especialmente na quarta-feira. Não apenas a quantidade, mas também a qualidade dos compradores pode ser considerada excelente “Tanto os grandes jogadores do segmento quanto os números do varejo na Alemanha demonstram que se obtém o mais perfeito panorama de moda na feira Premium. ‘É a tarefa maior de uma feira de negócios fornecer orientação e inspiração, e é isto que a Premium oferece.” constata Thorsten Link, da Diesel. Já o varejista Alexander Lochner, da Lochner Top Fashion &Shoes opina: “Atualmente, você precisa dobrar o número de fornecedores para sua loja acrescentando algumas marcas pequenas, como sapatos, jóias ou acessórios de marca. Isto é exatamente o que pode ser encontrado na Premium, para completar sua variedade.”


VIVIAN DAVID / FOTOS: DIVULGAÇÃO