Focus Fashion Summit reúne novidades em tecidos, talks e tendências

6ª edição do Focus Fashion Summit aconteceu entre os dias 5 e 7 de novembro, no Pró Magno Centro de Eventos, e reuniu grandes nomes da indústria têxtil e de moda que discutiram temas como inovação, tendências, tecnologia, redes sociais e sustentabilidade em mais de 40 talks e painéis.

Nos três dias de evento, o público também teve acesso a produtos, serviços e informações relevantes, além dos mais recentes avanços em tecnologia têxtil, design sustentável e práticas de inclusão social, reforçando o compromisso da indústria com um futuro mais consciente e responsável.

Além de toda a programação, o Hub de Soluções, uma das grandes novidades da edição anterior, retornou em 2024 após se consolidar como um sucesso entre as marcas. A iniciativa forneceu oportunidades de negócios e parcerias entre estilistas, compradores e empreendedores, abrangendo diversos segmentos, como moda feminina, masculina, fitness, uniforme, estamparia, infantil, moda praia, acessórios e calçados.

“O Focus Fashion Summit é um ponto de encontro essencial para toda a indústria têxtil. Proporciona um espaço de troca de ideias e experiências que fomentam o mercado. É gratificante ver reunidos tantos profissionais e marcas empenhados em construir um futuro melhor”, afirma Yoni Stern, Diretor Executivo da Focus Têxtil.

TENDÊNCIAS Verão 25/26

Equilibrium é a Macrotendência destacada pela Focus que se desdobra em três pilares.

Eternal: fala de passado, valoriza o autêntico e celebra uma estética de elegância simples. Aqui as cores são minerais e atemporais e evocam o bucólico. As matérias-primas são naturais com foco em trabalhos decorativos e artesanais.

Wonder: faz um convite à criatividade em novas experimentações, conexões interativas e movimentos artísticos. A Inteligência Artificial desafia os limites da imaginação com criações que transcendem o convencional. Aqui entram a diversão revitalizante, cores vibrantes e texturas que mesclam os mundos real e virtual.

Regeneration: esta estética aposta na coexistência entre a natureza e o futurismo, encontrando inspiração nas formas de mutações regenerativas e utilizando a tecnologia como uma poderosa aliada. A sustentabilidade tem como foco matérias-primas ecoeficientes e as cores trazem tons naturais, criando uma sensação de renovação e equilíbrio.

Confira alguns insights do evento.

Na palestra: Marketing na Velocidade da Cultura e Tecnologia, André Athayde da Meta Agency Partner falou sobre a IA, os algoritmos e os creators que vieram para ficar e crescem rapidamente.

“O algoritmo é uma engenharia que temos e, a missão dele é sempre conectar as pessoas com o melhor produto ou com a pessoa que tem mais conexão com ela, com algo que a interessa. E como trazemos essa informação? Através do consumo das pessoas. Tudo que é consumido dentro da plataforma da Meta é mapeado e, a partir disso, começam a conectar com os produtos, as pessoas, os creators que tem mais a ver com a jornada de consumo”, afirma André.

Segundo André, os influenciadores precisam ser autênticos, rápidos, ter uma comunicação direta com gancho criativo. “As marcas precisam entender a importância dos creators e o jeito de cada um se comunicar”, afirma o especialista que destacou também a importância da jornada fluída ante a jornada linear que acontecia anteriormente. Hoje, as pessoas consomem conteúdo via whats, instagram, facebook, threads, entre outros. Para André, a criatividade é a receita do sucesso juntamente com as diferentes narrativas em diferentes canais. Vale investir nos Reels que vem crescendo bastante, depois desdobrar para outros formatos e, contar narrativas diversas para cada momento. “Os vídeos, hoje, contam boas histórias, mas sem deixar de lado, o estático”, diz André.

O futuro do marketing

De audiência para resultados: sair do marketing que foca em alcançar públicos específicos para alcançar resultados específicos. Os profissionais de marketing se concentravam na segmentação detalhada do público para alcançar aqueles com maior probabilidade de se interessar por sua marca, mas esta abordagem é limitante, você pode apenas converter quem você pode alcançar.

De uma voz para muitas vozes: deixe de ser o criador que controla todo conteúdo para se tornar um curador aberto a originalidade e que colabora com uma diversidade de creators. Isso ajuda as marcas a se conectarem com novos públicos de uma forma que pareça familiar e autêntica. Segundo pesquisas, 60% das pessoas confiam mais no que o criador diz sobre uma marca do que a marca diz sobre si mesma. Já 78% concordam que os produtos parecem mais familiares e legítimos quando são promovidos por um criador que eles seguem. 64% consideraria trocar de marca quando um produto é promovido por uma creator que eles seguem e 66% dos consumidores dizem que as postagens orgânicas dos criadores parecem autênticas. André sugere que a marca use uma mistura de micro e macrocreators para se adequar a diferentes campanhas e diferentes objetivos.

De jornadas lineares a jornadas fluídas: As pessoas interagem com marcas em um ecossistema de conteúdo intrinsecamente conectado e não linear. Os profissionais de marketing devem estar preparados para essa nova realidade. A fluidez permite experiências personalizadas para o cliente onde quer que as pessoas interajam com sua marca. 73% dos consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas únicas.

De subindo a média para subindo a barra: Criatividade é essencial como todos sabemos. Com os avanços é o momento certo para mover nosso foco em direção à excelência e não apenas entregar o básico bem feito.

Olivia Merquior falou sobre o “A Tecnologia na moda: A construção de um novo sistema diante de nossos olhos”, abordando o que é moda e o mundo dos dados. “Todo negócio criativo é o resultado de uma junção de talentos. O crescimento de uma marca depende do entendimento dos dados e otimização dos processos. A empresa quer entender o time certo do cliente para oferecer o produto que você quer, do jeito que você quer e no tempo que você quer”, comenta Olivia.

Segundo Olivia a moda é um sistema, onde entram a indústria, o mercado e a mídia. E muita gente que trabalha com moda, não sabe exatamente sua definição. Uma camiseta branca, não é moda, é apenas uma roupa. Quando montamos um look com peças brancas criamos um vestuário, porém quando aquela peça traz valor agregado e uma história para contar, aí sim é moda, como uma camiseta com o logo da Gucci, por exemplo.

“Estamos vivendo um novo tempo. Não é mais uma revista de moda, são os influencers e logo mais os avatares”, afirma OIivia.

DENIM

A Focus Têxtil oferece uma gama enorme de produtos em denim e sarjas. Para a estação, destaque para o toque suave de artigos com aspecto cetim, pesos leves de 6oz e fibras nobres com Tencel, algodão e elastano e larguras que chegam até 1,60m de largura. Destaque para o Indicolor Liocel com peso de 5,6oz, no 100% Liocel que vem em diferentes tonalidades. Já o Índigo Guardia vem com peso de 8,5oz, em algodão, poliéster, viscose e elastano, super macio. O Indigo Miane é bem leve, vem com 4,5oz, em algodão e viscose, ideal para camisaria. “O Indicolor está em alta e a a Focus está apostando nisso com sarjas de alta qualidade” afirma Carla Melo, gerente do denim.

Entre as tendências para o segmento, temos muitos modelos no 100% algodão com caimento perfeito para peças com volumes como calças esportivas, cargos ou wide legs. O denim moletom com crós marcado em modelos infantis com lavagens no delavê e coletes com recortes e pontos de luz. Há ainda jaquetas com gola arredondada onde entram bordados de estrelas ou com ranhuras que formam estampas, tops e bralletes que continuam em alta para o mercado feminino. Os shorts ganham alto power e desfiados nas barras.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia Jeanswear