Focus Têxtil apresenta brilhos e rendas para a estação

Brilhos, rendas e tecidos leves vão fazer sucesso no verão 2013 segundo a empresa Focus Têxtil que apresentou sua nova coleção ontem (28-02) em São Paulo.


A palestra foi iniciada pelo diretor comercial Olavo Barreto que pontuou o segmento masculino como um grande mercado em crescimento. “O homem está cada vez mais antenado com a moda”, afirmou. A consultora de moda Bia Aidar apresentou as principais formas dentro dos três temas da estação.


Retrô Ingênuo – cores delicadas e açucaradas como amarelos, lilás, rosinha, verde água, melancia e fortes como verde limão passeiam pelas décadades de 20 com o Art Déco e, 50 com toda sua feminilidade e romantismo e, inspiração nas pin ups e Marilyn Monroe. Cinturas marcadas, calças capri, saias amplas ou lápis, com plissados, tops curtinhos, bordados e pedrarias mesclam-se a estampas florais ou liberty, borboletas e legumes.


No jeanswear, destaque para as jaquetas curtas, shorts com desfiados, rasgos e patchs com aplicação de rendas e pérolas. As calças vêm com cintura no lugar, pregas ou no estilo ankle flare (como se fosse uma cigarrete, mais curta e com a barra levemente aberta).


Eco Étnico -traz o tema sustentabilidade mesclado à culturas diversas como África e Indonésia em matérias com aspectos naturais e cores que giram em torno do chocolate, ocre, ametista, marinho, menta e pink. As estampas vão da animal print, paisley, flores, folhagens e paisagens. Aqui entram saias envelope, macacões, calças e bermudas amplas, túnicas e jeans com processos de lavanderia mais sustentáveis, como eliminação de água. As flares continuam em alta e surgem a mistura da jaqueta-camisa no denim leve.


Urbano Esportivo – traz uma moda clean, minimalista (das décadas de 60 e 90) e contemporânea com experimentações diferentes e influência dos esportes mesclando funcionalidade e luxo com brilhos e metalizados. Poucas estampas entram neste tema como geométricos, gravataria, mimetismos e listras. Os tons passeiam entre o branco, preto, cinza, pele e verde ácido.


Aqui entram parkas leves, vestidos utilitários, shorts e calças com inspiração esportiva, vestidos t-shirts e calças mais curtas com pregas. O jeans vem rústico na jaqueta perfecto com reguladores ou no bruto somente amaciado na skinny.


Tendências Jeanswear – efeitos destroyed, estamparia no índigo, tons de cinza, pespontos, metais, pontos de luz, puídos e marmorizados.


Confira os principais lançamentos da empresa.


Transparências e acetinados – dentro deste grupo destaque para os tecidos transparentes com silks para sobreposições, com jacquard, bordados, paetês e com aplicação de couro. Os acetinados vêm com aspecto mais opaco.


Tafetás e tecnológicos – os tafetás passeiam durante o dia e à noite e os tecnológicos também podem ser usados em peças mais sofisticadas.


Aspectos naturais leves, médios e pesados -aqui se destacam o voil com bordado em relevo corrido ou barrado, xadrezes com pespontos em relevo e, listrados com pesos médios. Dentre os mais pesados, estão o linho para peças de alfaiataria com algodão, sarjas com aspectos peletizados, jacquards com elastano e relevos.


Tules e rendas – malhas com relevos e aspectos de rendas, tules com brilho, bordados com aspecto artesanal, em 3D, com franjas em couro, além de muitas rendas (artesanal de algodão, com vazados, mistura de padrões, com fios metalizados) se destacam neste grupo.


Malhas leves e médias – crepes em plissê e malhas com listras e botonês vão fazer sucesso no verão.


Paetês – para o dia e para noite, com aspecto iridescente, com franjas em metal fosco, transparentes, no formato de conchas, patchworks, com rendas…….


Focus on Jeans – É a marca da empresa destinada somente ao denim com artigos que levam ou não elastano e pesos que variam de 4,5 a 11 oz. A Focus oferece serviço personalizado de estamparia no índigo e tingimentos em blue, black blue, dark blue, black, deep blue, grey, dark grey, green e green blue. Para o próximo verão, destaque para as padronagens xadrezes, poás, listrados, o artigo Erli Dark Grey (8,8 oz) que adquire aspecto esbranquiçado na lavanderia, Montese Rustic (8,5 oz) natural e rústico no tom crú e elastano e, o New River Bari Blue (4,5 oz), super leve, ideal para vestidos.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR