Folk, grunge, glamour e pauperismo em editorial

Vamos falar de grunge, glamour, customização e folk. Tudo graças ao editorial publicado em janeiro deste ano na revista “Purple Fashion”. Intitulado “Re-fashion Folk”. Os looks do editorial apresentam o estilo folk totalmente reformulado por uma postura glamourosa em visual paupérrimo.


O denim, é material fundamental na publicação, apresentado em uma saia longa absolutamente customizada por longos recortes em tiras desfiadas. Ele também aparece em um top chambray color block, que já adere às interpretações circulares características da nova temporada de inverno 2014. Também os conjuntos, apresentam-se bagunçados e amassados.


Sobreposições excessivas, e shapes extra-large coordenam-se até chegar em uma aparência que poderia se definida por uma “mendiga chic”. Através de um visual rebuscado para a pobreza, efetivamente conceitual os looks explorados pelo editorial confirmam a já advertida influência do filme “Os Miseráveis” na moda, antecipada pelo portal WWD e já noticiada em nosso site.


Para quem pretende apostar neste tema, heis uma boa referência. Nela, podemos identificar como a influência da obra “Os Miseráveis” transformada em filme, será interpretada na moda. Bastante diferenciada do grunge pela postura altiva e rebuscada do estilo “mendigo”, e pelo visual dramático das produções: efeito obtido pelos volumes atuais e impactantes.


Rasgos deliberados no jeans são permitidos, produções com excessivas sobreposições, efeitos amassados, e a alfaiataria em volumes sofisticados para conferir um ar de soberba ao look são alguns bons artifícios para explorar o tema. O jeans, com suas possibilidades, será um material fundamental para comunicar este conceito. O editorial fornece a leitura de uma estética inspiradora, e não necessariamente da peça comercial.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO