O que seria mais improvável de acontecer na realidade: um jeans com
cara de jeans que não é feito de algodão e é absolutamente biodegradável ou alguém
conseguir vestir uma calça em pleno galope de um cavalo mustang, durante o processo
de doma?
As duas situações parecem impossíveis, mas são reais e ilustram um lançamento que
promete influenciar tanto manufaturas de tecidos, quanto a forma de trabalhar
sustentabilidade no segmento denim. O produto pioneiro é o primeiro
jeans 100% compostável, o qual leva a assinatura e a patente da companhia Suíça
Freitag, com sede em Zurique. Empresa renomada na confecção de
bolsas e acessórios, que já possui currículo no quesito sustentabilidade devido ao
reaproveitamento da lona de caminhão em suas peças, a Freitag já havia lançado roupas
biodegradáveis no ano passado, e ganhou notoriedade quando lançou no mesmo ano o
tecido FAbric que é também 100% compostável.
Para manter a evolução em sua linha de produtos, a empresa pegou carona na
alta do segmento denim e lançou o modelo E500, um five pockets
com costuras reforçadas para resistir ao uso. Enquanto o tecido da peça atende
aos mais altos padrões e normas de sustentabilidade através da capacidade
de se decompor em contato com o solo, os metais dos botões e rebites
seguem a ideia de reaproveitamento, já que a empresa os reutiliza. Daí o
anúncio de que a peça é completamente eco-friendly.
Para reproduzir o visual índigo da calça convencional e cumprir a missão eco-friendly, a
Freitag apostou no abandono da matéria prima convencional, o algodão, para
interpretar a five pockets na singular composição 81% de linho e 19% de
cânhamo. De acordo com a companhia, o resultado desta mistura
apresenta notáveis qualidades anti-bacterianas e de termoregulação contra
umidade, proporcionando conforto superior.
Mas se as referências icônicas são abandonadas no quesito composição, no
visual da peça e na campanha de divulgação do produto,
elas são lindamente atendidas, através de um vídeo sensível, onde um cavaleiro e
uma amazona vestem o modelo lançado pela marca equilibrando-se durante uma
cavalgada que representa o ciclo da vida. Com a imagem da transformação de um
mustang da condição selvagem para a doma que mantém a liberdade, a campanha
cumpre a tarefa de comunicar sustentabilidade, através de um lifestyle profundamente
relacionado ao jeans original.
VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO