Gallery aponta tendências para verão 2014-15

A cada mês de Fevereiro e Agosto, Copenhague, capital da Dinamarca, se torna sede do maior evento de moda da região nórdica. São quatro feiras, que ocorrem paralelas reunindo diferentes agrupamentos de marcas, focando públicos variados. Temos a Ciff (Copenhagen International Fashion Fair), CIFF Kids, Deffining Scandinavia e Gallery. Além das feiras, Copenhage Fashion Week é marcado também por múltiplos desfiles, dando visibilidade à coleções de grandes marcas da região. Na edição atual, o jeans foi contemplado pelo “catwalk” de marcas como Wood Wood, Whiite e Bibi Chemnitz. A busca por novas inspirações tem incluído cada vez mais a região como renovadora fonte de pesquisa para as tendências de moda, e tanto as propostas das feiras quanto dos desfiles, vem se mostrando cada vez mais influentes para a moda global.



Tal afirmação pode ser legitimada pela declaração de Christian Gregersen, fundador e detentor da feira Gallery, no segundo dia de atividades da feira: “Nós não poderíamos estar mais felizes, eu acho que nós já tivemos visitação recorde em comparação com a edição anterior”, comenta Gregersen. ” Acredito que as pessoas estão cansadas de se inspirar sempre nas mesmas coleções e estão mais encorajadas à buscar algo novo. Nós nunca havíamos recebido visitantes como a cadeia espanhola de lojas de departamento EI Corte Inglês, e neste ano, pela primeira vez, eles compareceram“, justifica.



A feira, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de Agosto de 2013, no Forum Copenhagen, reuniu entre os expositores um agrupamento de marcas de jeans composto por nomes como 7 for all Makind, American Vintage, French Connection, Levis, e Mih Jeans entre outros. Para a edição passada da feira, foi permitida a entrada de quatro pessoas por loja, na atual, foi reduzido para um.



Quanto às tendências apontadas para o público feminino, referentes ao verão 2014-15, coleções como Storm&Marie, 2nd Day, Custommade, Bruuns Bazaar e Nanushka apresentaram uma mistura de esportividade com elementos funcionais, combinado à silhuetas femininas de estilo elegante. Os looks incluíram shorts de seda combinados à jaquetas de bouclé ou aviador, calças de moletom com camisas de seda e suéters com visual decorativo ou mesclando camisas com jeans skinny. Também foram proeminentes as estampas de leopardo, florais e motivos selvagens. Jaquetas biker curtinhas e vestidos-túnica foram colocados como peças-chave para o verão 2014-15. Seven for All makind mostrou-se um passo à frente das demais com um mix de shorts em white denim com aplicações em couro e pespontos diferenciados.



Entre o mix de marcas promissoras presentes na feira, destaque para a Nanushka, uma marca feminina húngara com uma coleção feminina muito “cool” e feminina, e também a Peter Jensen, uma marca Dinamarquesa de womenswear que se destacou pelo irreverente mix de camisas e shorts.

ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO