H&M lança coleção Conscious Denim para o inverno

A fast-fashion sueca H&M continua em busca de se posicionar como uma marca mais sustentável e amiga do meio ambiente. Em janeiro desse ano, a varejista lançou sua coleção em denim com algodão reciclado, resultado de uma campanha que começou em 2011.


Agora chegou a vez da H&M anunciar sua nova linha Conscious Denim, que estará disponível em todas as 1000 lojas da marca a partir do dia 02 de outubro. Dessa vez, a coleção é composta por materiais mais sustentáveis, e teve um processo de produção e lavagem controlada, em vista de diminuir o impacto ambiental da produção, incluindo o uso de água e energia.


“Nós estamos muito felizes com a Conscious Denim. Trabalhamos duro para reduzir o impacto ambiental do processo de lavagem juntamente com o uso de materiais mais sustentáveis. A coleção está repleta de peças ótimas, e prova que sustentabilidade pode ter um ótimo estilo”, afirmou Helena Helmersson, diretora de sustentabilidade da H&M.


Todos os processos de lavagem das peças foram testados pela Jeanologia, empresa espanhola que traz múltiplas soluções eco-friendly para a lavanderia jeanswear. Para alcançar o padrão de “jeans consciente”, os materiais escolhidos tiveram de ser mais sustentáveis (como, por exemplo, o Tencel), e as lavagens tiveram que atingir os critérios da Jeanologia.


Cada peça da coleção Conscious Denim virá acompanhada da tag Clever Care (cuidado inteligente em tradução literal), com detalhes de como usar e cuidar da sua peça de maneira sustentável. Uma segunda tag que acompanhará as peças descreverá as qualidades conscientes de cada item.


A linha contemplará o público feminino, masculino e infantil. As peças foram criadas em tons profundos de índigo, em itens essenciais como calças skinnies e boyfriend, jaquetas, macacões e camisas. Além do jeans, itens que se parecem com jeans e vestem como jeans foram as apostas da marca, como o macacão em Tencel e o jeans moletom na calça jogger.


Para os homens, além de diferentes lavagens para os variados cortes de calças, o jeans cru também ganhou seu espaço. Jaquetas utilitárias, blazers e casacos de lã formaram a linha masculina.

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO