In-Pactos no futuro da Moda

O São Paulo Fashion Week já teve outro nome e era realizado no Morumbi Shopping, já ocorreu em julho, junho, maio e em abril, já reuniu mais de 60 marcas, apresentou showroom para compradores dentro do evento, já foi marcada por estações – inverno e verão, já levou Demi Moore e na época seu marido Ashton Kutcher que desfilou pela Colcci, já presenciou a despedida de Gisele Bündchen das passarelas, já viu marcas nascerem ali, já viu marcas fecharem suas portas, já passou por diferentes crises e continua sendo a maior semana de moda da América Latina.


A SPFWN43 representa todas essas transformações e traz um manifesto para o futuro. “Este é um chamado às pessoas para acordarem. Saírem da letargia de um passado sem volta. Um chamado para abraçar o novo e exercer novos pactos. O mundo é de agora para o amanhã. Estamos diante de um novo ciclo, uma era de mudanças sem precedentes em todos os setores e que só tende a acelerar com os avanços exponenciais trazidos pelas novas tecnologias e suas implicações sobre sistemas e modelos de negócios”, afirma Paulo Borges, idealizador do evento.


Com o tema In-Pactos a 43ª edição do SPFW, que acontece até hoje na Bienal, em São Paulo, acompanha o novo calendário de moda aproximando a passarela do varejo. Não há mais como apresentar uma coleção e só colocar nas lojas seis meses depois. A velocidade de informações é cada vez mais rápida, e os consumidores não querem esperar, o momento é agora, colocando em prática o “see now, buy now”.


“Os desfiles são hoje mais importantes do que nunca porque, além de ser uma fonte direta de conteúdo e informação, são uma ferramenta de comunicação poderosíssima para gerar desejo e recall imediato de marca” afirma Paulo Borges. “A mudança é inevitável. O que funcionava até ontem já não funciona mais. Estamos construindo o futuro e aprendendo juntos”, complementa.


Com corte no orçamento oferecido pela prefeitura e menos patrocinadores o evento está menor (somente uma sala e o espaço no 4 andar para os desfiles internos) porém não menos provocativo e repletos de novidades reuniu 31 desfiles que também aconteceram em locações por SP e seis novas marcas: Alexandrine com coleção assinada por Dinho Batista, as paulistanas A.Niemeyer, TIG e 2DNM, a mineira Fabiana Milazzo e a Sissa, nova marca de Alessandra Affonso Ferreira..


As marcas Adriano Martin, Green & Co, Jardin e PH Praia, que participaram da primeira edição do projeto Top Five, apresentaram suas coleções em desfile nesta edição. Realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE Nacional, o Top Five é uma ação do convênio Contextualizar na Moda, que visa a inserção de pequenos negócios no segmento moda de alto valor agregado.


Dentro do Projeto Estufa aconteceram as apresentações do Vale da Seda por Enéas Neto, Helen Rodel, LLAS, CA.CE.TE Company, Era, BEIRA. Lançado na edição N42 pelo São Paulo Fashion Week e C&A, o projeto é mais um espaço para dar projeção às reflexões em torno do futuro e do fazer diferente que o São Paulo Fashion Week historicamente fomenta. O propósito é impulsionar novas formas de criar, produzir e distribuir.


Espaços


Pandora


Em comemoração à coleção primavera/verão 2017 a PANDORA lança “DO”, uma nova campanha multifacetada que vai inspirar as mulheres a serem verdadeiras consigo mesmas e com o que elas acreditam. Dentro desse contexto a grife armou um espaço cor de rosa repleto de brilho e bexigas onde é possível conhecer as novas peças da linha Shine, fazer uma tatuagem de mentirinha, e uma foto. As convidadas ainda ganham sementes de cravo francês e um lindo vasinho para plantar.


TNT LAB


Aqui é possível realizar um desenho com spray, canetas, carvão, pincel, entre outros materiais como se fosse um grafite de rua e trocar sua “obra de arte” com outra pessoa.


C&A


A C&A convida as pessoas para realizar um vídeo abordando a moda e suas expressões. Serão selecionadas algumas imagens para divulgação nas redes sociais da empresa.


Natura


A Praça Natura é o espaço mais movimentado do SPFW, onde as mulheres podem ser maquiadas por profissionais, além de experimentar os lançamentos da marca e, participar de shows ou bate-papos sobre assuntos relevantes no contexto atual, como os novos hábitos de consumo de moda e beleza, a influência do street style e a apropriação cultural pela moda. A empresa está lançando novos batons metalizados e diferentes produtos da linha Aquarela que também estão disponíveis nos banheiros do evento e estarão circulando pela Bienal, através de carrinhos. Uma pop-up store, com itens de maquiagem das linhas Una, Aquarela e Faces permite ao público adquirir os produtos experimentados ou, mesmo, usados na concepção de beleza dos desfiles.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR / DIVULGAÇÃO