Influência militar e jeitão de usado definem os tons do Inverno 2016

Cores apagadas, envelhecidas, e de alguma forma, reduzidas em sua saturação na direção de uma luminosidade menos intensa. A temporada equivalente ao Inverno 2016 evidencia um amplo sortimento de coloridos “menos coloridos”, exibindo tons mais desbotados, e pigmentos menos saturados até mesmo nas paletas intensas. O resultado são cores menos “quentes”, mais acinzentadas, e menos luminosas, com jeitão de usado confortável e auto-suficiente.


Entre os tons mais trabalhados destaque para as cartelas de cinza, rosa, cáqui e mostarda, onde a variação do pigmento transita entre públicos plurais, graças à variações tanto na intensidade do tom quanto no toque. Na cartela rosa por exemplo, temos desde os tons clichê macios e românticos, até o jeitão barbie com toque plastificado, e em proporção mais numerosa, os tingimentos apagados com jeitão neutro, lembrando a coordenação fluente de tonalidades funcionais, como o marrom.


E por falar em marrom, este assume status equivalente ao burgundy em temporadas anteriores. Na tonalidade avermelhada lembrando argila, o tom é interpretado beirando os limites do vinho e do rosa encardido; com efeitos espatulados induzindo à uma leitura final mais fria e rebuscada. Ainda na cartela de cores da estação, destaque também para os azuis gelados nas mais diferentes tonalidades, desde o marinho sombrio até o azul macio e glacial.


O jeitão de “usado” como informação predominante é acentuado por efeitos amassados intensos, bem como espatulados irregulares de resinas, os quais elevam o valor do tecido pelo toque e visual moderno. Uma boa lógica para definição das cores, é pensar em versões militares e apagadas dos tons, e em tingimentos e efeitos que dialoguem bem com a calça vintage amassadinha, com a biker vaidosa, e principalmente, com a fisionomia cargo tanto em sua atitude urbana, quanto em sua versão delicada.



Nossa galeria de imagens agrupa exemplos de visual coletados nas edições mais recentes das feiras Premium e Who’s next.

VIVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR