Inovação, criatividade, sustentabilidade e geração de negócios para o setor calçadista, de acessórios e vestuário

Com o tema Alquimia, o Inspiramais 2019_II – Salão de Design e Inovação de Materiais aconteceu nos dias 17 e 18 de julho no Centro de Eventos Pro Magno, reunindo fabricantes e marcas nacionais e internacionais de roupas, calçados, joias, móveis entre outros segmentos com as principais tendências para o Inverno 2019, além do Preview 2020 com uma exposição de peles de couro inovadores e com tons incríveis em laranja, turquesa, branco e vermelho. “Alquimia é, historicamente, transformação. Misturas que criam algo autêntico e que causam encantamento. Essa é a nossa aposta para o Inspiramais 2019_II”, comenta Walter Rodrigues, curador do evento.

Os visitantes puderam conhecer inúmeros lançamentos e a proposta de exclusão da nomenclatura para a moda, sem definir estações. Destaque para as estampas com efeito 3D; soluções sustentáveis contra o odor de calçados e roupas para redução no consumo de água; espaços interativos com realidade aumentada e apresentação de estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiro.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento dos materiais e, eventualmente, dos produtos, o Inspiramais 2019_II concedeu o Prêmio Transformadores para empresas que se destacaram pelo design e inovação apresentados durante o evento. ‘’Enfeites’’, ‘’Tecidos e Tramas’’ e ‘’Aviamentos’’ foram as categorias em destaque, que premiaram as empresas Endutex na categoria Laminado; Bertex na categoria Tecidos e Tramas; Rollatextil na categoria Aviamentos; Plasticromo na categoria Metal e ABS; Arte da Pele na categoria Couro Exótico; Santa Croce na categoria Couro; Injeplan by Planeta Pé na categoria Saltos, Solados, Palmilhas e Fachetes e Vitrine Acessórios na categoria Enfeites.

Durante o Salão, houve a assinatura do convênio entre a Apex-Brasil e a Assintecal, que terá duração de 2018 a 2020 (abril/2020) e pretende tornar o setor de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes, conhecidos internacionalmente por meio do design, inovação e sustentabilidade. Durante este período, a Apex injetará no setor R$ 21,5 milhões (21.499.999,97), sendo R$ 12,9 milhões em ações de exportação e R$ 8,5 milhões (8.599.999,97). A projeção de retorno em exportações para o setor coureiro-brasileiro é de US$ 676 milhões, sendo previsto já em 2018 um retorno de 298 milhões.

Por meio da exposição de diferentes projetos, o Inspiramais dialoga com empresas e visitantes, fomentando uma moda autoral, que busca inovação e sustentabilidade. Entre eles, o projeto Conexão Inspiramais é um dos mais celebrados. Tem início com o ciclo do estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, quando as empresas participantes do projeto recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia. Todos os produtos desenvolvidos, mais de 900 novidades em materiais, estiveram presentes no evento. Esta ação pretende promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, além de incentivar as instituições participantes a se tornarem competitivas neste mercado.

Já o +Estampa apresentou em conjunto com a ABIT o desenvolvimento de nossas estampas para o setor de confecção, Referências Brasileiras, realizado pela Assintecal e Apex-Brasil levou a criação de novos produtos com um olhar sobre as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais. O espaço da Inovação e da Sustentabilidade promove a integração entre dois elos abordando a tecnologia e materiais.

Por meio do SEBRAE e a Assintecal, o Projeto Conexão Criativa e Comercial pretende contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira. Durante o Inspiramais ele exaltou a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes, conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original. Teve a participação exclusiva de micro e pequenas empresas, com a exposição de produtos escolhidos destinados aos segmentos vestuário, calçados, acessórios e joalheria.

Como sempre, a feira teve excelente visitação com espaços super criativos e palestras inovadoras como a de Leopoldo Nóbrega, artista plástico e consultor do Guia Jeanswear que abordou o tema: “Denim Arte, o Jeans como Elemento de Inspiração”. Entre as empresas de matéria-prima para o setor calçadista, vimos pouco o tecido denim e descobrimos que isso acontece porque o artigo é mais difícil de ser trabalhado – ele passa por processos em lavanderia (desconhecidos desse setor) e também por isso se torna mais caro.

O Guia JeansWear esteve presente no evento com um super stand onde estiveram expostas peças customizadas pela GB Lavanderia com as principais novidades do mercado, unindo cada vez mais a cadeia de moda brasileira!

Conheça os lançamentos das empresas que também trabalham no segmento jeanswear.

Tecnoblu: com o tema “A Wonder Tale”, a empresa viaja em histórias fantásticas para recontar nosso tempo e lugar passeando por reinos mágicos, florestas distantes e misteriosos jardins. Com inspiração nessa Wonderland imaginária e real surgem cinco temas que seguem o estilo vintage moderno em produtos inéditos repletos de texturas e cores unindo criatividade, funcionalidade e sustentabilidade em opções que podem ser reutilizadas como cordinhas para óculos, espelhos, identificação de malas e até chaves decorativas.

O Wonderland Key viaja para ao País das Maravilhas em tags diferenciados, adesivos, chaves em banhos variados, ousadia nas cores como o turquesa, vermelho e amarelo. O Deep Forest trabalha tons de preto e verde musgo em couro com texturas e toque acamurçado, além da sublimação com aspecto used e desgastado e etiquetas em algodão. No tema The Secret Garden surgem seres mágicos, personagens, paisagens sombrias e sobrenaturais com florais mais escuros, cogumelos, brilhos. Beautiful Fall Leaves carregam as folhas de outono recortadas no couro, brincam com formatos e sobreposições em tons terrrosos e alaranjados ou tags em tyvek, feito em material resistente, pode ser lavado e pintado. No Magical Storytelling surgem produtos com emoção, em 3D, tags com bordas lixadas, borboletas, aspecto envelhecido.

Destaque para os efeitos de lavação do couro nas etiquetas e tags com bordas amassadas, sobreposições que sugerem dimensões de profundidade, requintadas etiquetas em jacquard com acabamento em franja, broche decorativo em bi-metal e resina, cuja ideia é que o cliente possa tanto usá-lo como produto pronto para venda, quanto usá-lo aliado a um tag super especial.

Lunelli: pela segunda vez na feira, a empresa de malhas e tecidos que atua no mercado há mais de duas décadas apresentou sua coleção de estamparia digital e rotativa, além do novíssimo tecido com apelo sustentável. Trata-se do Super Tecno Stretch com fio EcoVero (Viscose Lenzing) e efeito 3D na padronagem. Toda a cadeia de produção, desde o algodão até o tingimento e a embalagem oferecem menor impacto ambiental.

Britânnia: A empresa conhecida por suas fitas em tressê aposta em laços e aplicações plásticas, flores de pompons, frufrus, tranças multicoloridas, fitas étnicas, apliques franjados, passamanarias, xadrezes e tonalidades que passeiam entre o açaí, laranja, verde escuro, amarelo vibrante, orquídea e violeta. A coleção vem dividida em quatro temas: Doce-Doce de textura fofa e volumosa, Cultura: etnias, tradições tecnológicas e fantasias, Despertar: simplicidade, serenidade em xadrez vichy, fitas para jeanswear e flores plissadas e Sociedade: representa o luxo, underground e surrealismo em passamanarias exuberantes e listrados assimétricos com toques de bronze.

BM Strass: Seguindo a ornamentação do jeanswear, a empresa de Franca aposta em enfeites termocolantes em metal, pedrarias e tiras maleáveis de strass (Infinit) que podem formar qualquer desenho. Destaque para o strass sem garra que não machuca e não solta pedrinhas. Entre as cores estão o cyan – vermelho, azul e verde claro e, ametista.

Gil Strass: Trabalha tiras e pedrarias para qualquer acessório como bolsas e calçados. Destaque para as aplicações maiores com um mix de materiais, cores e texturas.

Filastic: explora as faixas elásticas ou em tecidos variados com listras ou lisas, em diferentes tamanhos e cores, super usadas nas laterais dos jeans ou em qualquer acessório.

Punch Master: Especialista em etiquetas, tags, patchs, bordados e metais em diferentes banhos e formatos, a empresa traz para o mercado jeanswear as aplicações lúdicas tanto para o mercado infantil quanto o jovem, além de bordados e patchs maiores para a traseiras das jaquetas.

Icla Aviamentos: Uma infinidade de opções, inclusive para o mercado jeanswear com destaque para as etiquetas decorativas em couro ou PU com metais e strass incrustados, além de ilhoses, aplicações de pedras, piercings, metais termocolantes e etiquetas no denim. As pérolas invadem vários modelos e também surgem detalhes de corações, coroas, flores, borboletas, estrelas ou lacinhos que podem ser usados em qualquer segmento.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação