Inspirações que se misturam

O inverno 2011 já está aí, pelo menos nas tendências apresentadas durante a 36º edição do Senac Moda Informação, onde profissionais de confecções de todo o país conheceram as novidades no segmento feminino, infantil, masculino, jovem, de acessórios e, jeanswear.


Os temas já passeiam algum tempo pelas ruas, vão e vem no movimento cíclico da moda em novas construções, formas e tecidos, mas o interessante aqui é a mistura de todos eles e conseqüentemente de materiais e aviamentos pesados e leves, contrastando estilos.


Do tema Arte Moderna surgem os vestidos justos, longos ou curtos com manchas, dobraduras, drapeados ou estampas geométricas no preto e branco.


Para o público jovem os temas Riff Rock, com toda a estética rock´n´roll, do gótico, vitoriano e grunge e o Club Dandy que mescla a alfaiataria com estilo militar.


Aqui entra a peça-chave da estação, a jaqueta aviador que pode vir em diversos tecidos, como couro, jeans e até moletom com aviamentos, recortes diferenciados e peles nos forros.
A caveira, símbolo dos rockers, chama atenção pela delicadeza – mais uma vez os contrastes que formam divertidas peças. E, continuando pelas camisetas, estampas de bichos, como a coruja ou figuras com cara dos anos 50, super romântica.


Como não poderia deixar de existir no universo jovem, o jeans surge com bigodes 3D nas calças e com rasgos, puídos e barra virada no shortinhos.


A mistura de materiais vem na malharia tradicional com detalhes no jeans délavé e rebites dourados na lateral da peça.


Para os mais ousados o jeans ganha cós duplo com fechamento diferente, além de manchas de sujeira e furos.


Relembrando os anos 70 e o rocker, denim com tachas e pedrarias em calças e coletes ou no estilo romântico, com babados.


E, por falar em romantismo, do tema Dioríssimo surgem muitas rendas em blusas, saias (repare no conjunto com a blusa em jeans com manga fofinha e botões meia-bola – várias tendências em um só look), vestidos que mesclam babados ou em detalhes de modelos com estampas florais em tons de make up. Há ainda blazers com brocados, casaquetos em lã com botões dourados e camisas com jabôs.


O último tema, Remake 70 traz franjas, xadrezes, peles e pelos num estilo folk e country.


Repare no look com saia midi no xadrez (o novo comprimento do inverno, mais abaixo dos joelhos), tendência deste tema, blusa de renda, com inspiração dos anos 50 e casaco com recorte militar e ombros franzidos, com referência ao Club Dandy: misturas divertidas, modernas e gostosas de usar.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR