Inspiradoras referências masculinas no lookbook Neighbourhood

Para grande parte das marcas de moda masculina, encontrar uma linguagem trendy que acrescente atitude e explore o imaginário do seu público de maneira adequada ao gênero é sempre um grande desafio. Os lookbooks são o resultado final desta empreitada, e a leitura de propostas bem sucedidas é sempre um exercício inspirador que se multiplica em idéias, aponta desejos coletivos e propõem novas estéticas de agrupamento para que peças comerciais ganhem apelo conceitual.


A icônica marca japonesa “Neighbourhood”, com sede em Harajuku, referência global no segmento desde sua fundação em 1994, trouxe um belo exemplo em seu lookbook de primavera/verão 2013 (equivalente a 2014 brasileiro). Fotos em preto e branco, onde a produção de moda envolveu artifícios como pele de lobo, e acessórios indígenas com inspirações misteriosas da cultura nativa americana.


A coleção trouxe também estampas irreverentes de frutas tropicais na camisaria, e no jeans enfatizou bastante o universo workwear com diversas interpretações para macacões propondo visual de trabalho para o denim através de uma leitura renovada para as origens históricas do mesmo.


Diversos são os diálogos com a temporada que agradam adequadamente as fantasias de virilidade e força do público masculino: o mistério dos animais selvagens e da cultura indígena, bem como o apelo varonil do workwear, e o resgate histórico do denim. Informações de moda que legitimam e autorizam o uso das estampas mais decorativas e irreverentes com temas como as frutas tropicais.


Para as marcas de moda masculina nacionais, destacamos o bom tom das fantasias propostas neste lookbook para o gênero, e sugerimos temas que descartem a pele de bicho (afinal esta parte pega mal) mas que enfatizem temas sedutores de mistério, bravura, o tom exótico dos animais predadores e todos os labores que valorizem atividades ainda associadas à força masculina.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO