Instituto Focus Têxtil promove reality show de moda sustentável; inscrições abertas

O Instituto Focus Têxtil, área de responsabilidade social da Focus Têxtil, empresa que desenvolve e comercializa tecidos há 80 anos, abre as inscrições para a primeira edição do “Design Vision Reality Show“. Voltado para estudantes de moda da Grande São Paulo, o programa terá dez episódios e será exibido pelo canal Fashion TV.

O reality show conta com a participação de Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Hanayrá Negreiros como mentores, além de ter Day Molina como apresentadora. As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até o dia 15 de junho de maneira online – clique aqui.

O programa terá como tema principal a moda sustentável que será trabalhada de maneira ambiental e econômica. Os jovens selecionados para o projeto devem trabalhar somente com resíduos de tecido da Focus Têxtil. O grande desafio é criar peças inovadoras, criativas e comerciais apenas com resíduos pequenos.

“Dentro da cadeia têxtil, trabalhamos diariamente com o resíduo de pequenos cortes de tecido, muitas vezes menores de 20 cm. São retalhos que poucas pessoas, marcas e entidades sabem ou querem utilizar”, enfatiza Paulo Cristelli, do Instituto Focus Têxtil.

Durante o reality, os participantes terão como atividade criar uma peça conceito e mais cinco peças com visão comercial, adaptando a criatividade para opções de uso cotidiano. Para executar a tarefa, o programa contará com a expertise do Instituto Acaia, organização social privada e sem fins lucrativos que trabalha para a redução da desigualdade social.

As costureiras formadas na instituição serão responsáveis pela produção de peças e obras criadas pelos participantes selecionados, gerando renda, experiência e portfólio aos seus currículos.

O “Design Vision” será formado por capacitações e desafios para os participantes executarem. Cada capacitação ocupará um episódio, junto com um desafio e uma avaliação pelos jurados. Ao final, os três melhores irão levar prêmios especiais.

O primeiro colocado ganha um curso de extensão IED One Year (quem será concluído em Milão, na Itália, com tudo pago); Um Editorial Especial Revista Harper’s Bazaar; 300 metros de tecidos Focus Têxtil e assinará uma coleção cápsula sustentável para a Pernambucanas em 2022. Já o segundo lugar leva 200 metros de tecidos Focus Têxtil para casa, enquanto o terceiro recebe 100 metros.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação