Isko promove exposição Denim Sapiens

A especialista em manufatura de denim, Isko, acaba de lançar a exibição “The Denim Sapiens”. A exibição contempla a trajetória do material, desde seu estado inicial rígido, até as propostas elásticas atuais, agrupando o sortimentos de descobertas históricas que modificaram o tecido ao longo do tempo, na trajetória em busca do jeans perfeito, de acordo com os critérios conforto, beleza e visual.



O evento conta com a colaboração da fabricante de fibras Lenzing, e acontece na Biblioteca della Moda, estabelecimento italiano que atua como arquivo e biblioteca especialista em livros, e revistas de moda novas e antigas em Milão. A exposição apresenta duas seções principais – uma focando modelos históricos de jeans e outra como novos estilos confeccionados com os mais recentes e inovadores tecidos Isko.



A primeira seção de exibição apresenta roupas como a calças five-pockets tradicionais de uniformes e jogos com bola, e ainda uma seleção de criações de jeans de designers dos anos 80 incluindo Armani Jeans e Marithé + François Girbaud, além de uma calça jeans de Gloria Vanderbilt, uma das primeiras criadoras a desenvolver um jeans colecionável. A seção também inclui um dos primeiros exemplares de jeans stretch, com elastano, confeccionado por Katherine Hamnett, a designer historicamente conhecida pelas t-shirts com mensagens políticas, e também uma peça de Moschino, com um visual exclusivo lembrando a aparência de “chiclete” na superfície.



Na segunda seção do evento apresenta uma seleção de iítens em denim com criadas pela Isko, criadas graças ao laboratório de criatividade e design da companhia localizado na região de Veneto. “Nós buscamos desenvolver o que está por vir no universo denim”, comenta Massimo Munari, diretor criativo do Creative Room, laboratório citado. “Nós focamos em três conceitos principais que irão caracterizar a evolução futura do denim: Isko PJ Soft, um denim com elastano e toque suave que contém a fibra Modal® produzida pela Lenzing, a qual garante um look impecável com o máximo de conforto 24 horas por dia. Também o Isko`s X Men, uma tecnologia ultra-elástica que oferece um visual masculino e autêntico com um efeito de abertura e definição da construção diagonal do tecido, com o objetivo de criar para os homens fits tão confortáveis quanto os femininos. Por fim, o Isko Reform, uma tecnologia elástica especial que se modela ao volume do corpo com tecidos macios e leves, indicados para skinnies e tops.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO