Jeanologia apresenta linha do tempo do beneficiamento jeans

A espanhola especialista em novas tecnologias para beneficiamento têxtil, Jeanologia, apresentou na Denim Première Vision para a temporada de Inverno 2017 sua linha do tempo da lavanderia jeanswear através da exposição Blue Tech.


“Com esta exposição, queremos incentivar os designers para assumir a nova revolução criativa através da tecnologia. Hoje é possível quebrar as barreiras entre criatividade e tecnologia, fashionistas e tecnocratas, designers e engenheiros”, afirmou a empresa em nota oficial.


Através das novas tecnologias a ideia é transformar o beneficiamento têxtil no mais ecológico e ético possível, sem prejudicar a estética do produto. “Não temos que sacrificar produto para sermos “verdes”, nós podemos fazer um produto bonito e autêntico de modo sustentável e que poupe nossos recursos ambientais”, esclarece a empresa.


A empresa acredita nessa nova onda de consumidores que está preocupado não só com o produto em si, mas também com seu modo de produção. “O que importa não é apenas o produto em si, mas também a forma como a peça é feita, como foi produzida, isso faz parte do DNA do produto”.


Hoje, 17/06, a empresa está em Dhaka, Bangladesh, uma das maiores cidades produtoras de denim no mundo, para falar sobre as possibilidades do beneficiamento têxtil sustentável e do software EIM (Environmental Impact Measuring) , algo como “medição de impacto ambiental”, que é o primeiro software no mundo capaz de medir o impacto ambiental da indústria têxtil, no encontro “The Bangladesh Water Pact”.


Jordi Juani, Gerente da Ásia Central da Jeanologia, vai apresentar esta ferramenta na conferência “Enhancing Supply Chain Collaboration for Sustainable Wet Processing”, onde ele vai explicar que, usando EIM, a tecnologia desenvolvida pela empresa para acabamento do vestuário sustentável, é possível economizar uma enorme quantidade de água, produtos químicos e energia além de respeitar a saúde dos trabalhadores.


“EIM ajuda as marcas a trabalhar com os seus centros de produção, independentemente do país de produção, seguindo os mesmos parâmetros para a criação de suas coleções de uma forma que respeite o meio ambiente”, comentou Enrique Silla, presidente da Jeanologia.

Neste sentido, ele afirmou que é essencial que a indústria do denim tome consciência da importância de proteger o meio ambiente através de avanços tecnológicos que permitem a criação de coleções vintage respeitando o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores. “O futuro da indústria têxtil acontece através da integração e técnicas de design sustentável em desenvolvimento de bons produtos que respeitam o meio ambiente”, afirmou Silla.


Para conferir a próxima edição da Denim by Premiere Barcelona, consulte os pacotes da Seiva Turismo.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR