Jeanologia e Vicunha apresentam novas técnicas

Na última semana a Vicunha Têxtil sediou a mostra True & Light em parceria com a Jeanologia, empresa de máquinas para lavanderias com destaque para os processos com ozônio e laser.


Em três salas foi contada a história do denim, desde sua criação com os mineradores até os dias atuais. O primeiro espaço vai de 1920 a 1950 e apresenta peças desgastadas com o tempo com manchas e marcações dos trabalhadores antigos. Na segunda sala que vai da década de 50 até 2000, um vídeo abordava o mundo jeanswear e um banner em denim apresentava a história da Jeanologia. Na última sala, técnicas atuais inspiradas no jeans worker dos trabalhadores ou em padrões como quadriculados, espinha de peixe, xadrezes


É impressionante a semelhança entre as peças verdadeiras das décadas de 30, 40 e 50, resgatadas em leilões e as reproduções feitas com tecidos Vicunha e processos criados pela Jeanologia. Para este projeto, a Vicunha disponibilizou seus lançamentos do inverno 2012, dentre eles, destaque para os artigos:


Blaine – denim premium com peso de 11,5oz e 100% algodão onde foi aplicado laser no modelo Japanese Fisherman® (desenho Jeanologia), com puídos e pinados, desengomagem com Stone wash (sem dispersantes), aplicação de pigmento suavizado e E-soft.

Missy – onde foi realizada marcação efeito total laser com efeito textura sarja (laser) + textura tela de aranha (desenho com laser localizado), desengome, processo wet G2 para clareamento, E-Soft, um pouco de dirty e pigmentos para toques finais.

Baldwin – PT tingimento Brown, processo CDS® (processo + curto, tinto a frio – ecofriendly), used aplicado a laser a partir de desenho localizado, bigode + efeito localizado – laser (desenho DELEK® (modelo Jeanologia), Stone wash, desenhos a laser Denim Elements® aplicado em alta intensidade, E-sfot + G2.

Ska – PT Tinto Oliva + aplicação de desenho craquelado inspirado no trabalhador de madeira (aplicação laser), puídos, Lavagem com enzima (sem pedras), rasgos, G2, E-Soft, Amassado manual.

WATERLESS


Dentre os processos sem água destaque para:

Blaine WaterLess – Laser Desenho Candy® (modelo Jeanologia), Desengomagem + Stone Wash, G2 molhado para clarear, Rasgos, E-Soft, G2 seco para limpar, manchas com pigmento marrom (aspecto dirty)

Manhattan – Laser design modelo Beatnik® (modelo Jeanologia), Resina -imersão (dip), marcações 3D, Forno, Lixado manual, bigode, Dry Stone Wash (sem água), 2 enxagues, G2 seco.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: DIVULGAÇÃO