Jeans acidentado é desejo no verão 2017

Devorês, buracos e reparos são artifícios desejo clássicos da temporada de calor. A mensagem do jeans rasgado ou concertado, no entanto, vem se tornando cada vez mais plural, e de certo modo até, infiel: apega-se aos desejos mais evidentes, troca de significado com a mudança de lavagem, comunica diferentes discursos através da simples variação da textura, e transita da agressividade ao artesanal juntamente com o estilo de um cerzido. Um rasgo pode ser um discurso hand-made, um visual romântico, em enfeite delicado, uma proposta moderna, um jeitão cosmopolita ou mesmo uma afirmação de conforto.



Na temporada equivalente ao Verão 2017, a mensagem predominante é a do jeans colocado como uma informação de moda auto-suficiente. Sendo assim a linguagem do tecido justifica o desdobramento do jeans rasgado em diversos estilos e sua inclusão numerosa nas lavagens da estação: delavé, destroyed, amaciado, bleached, e variações do índigo. Em posicionamentos que quase sempre salientam o comprimento do entrepernas, os efeitos exploram desde a idéia do tecido machucado ao extremo com furos “acidentais”,até os devorês largos lembrando o aspecto de uma mancha. O jeans “arejado” por rasgos e “janelas” no tecido, é a grande sacada para comunicar conforto, em uma aparência atualmente interpretada como “cool”.


Ainda entre os estilos de rasgos, temos também o ripped no qual a peça vestida, lembra um “quase short”, e a trama atua como franjas horizontais, acrescentando balanço à pele aparente, e afastando o jeans com modelagem ampla de uma leitura distante do apego à silhueta. No menswear, destaque para o rasgo horizontal estilo navalha, bem como tampões de tecido completamente retirados sem acréscimo de forros ou remendos.



Cerzidos com jeitão de costura manual, ou ziguezagues lembrando efeito arranhado estão presentes muito mais lembrando um tecido desgastado, do que própriamente um reparo.



De modo geral, a tendência ripped enfatiza mais a alquimia em formular novas aparências e texturas nas quais predomine a característica qualidade. Em uma conversão nacional, a influência tende a adquirir soluções com discurso de enfeite, impulsionando a descoberta de lavagens baratas com efeitos estilosos, tanto nas soluções que explorem o charme da pele aparente, quanto a textura do jeans através de efeitos “quase” rasgados.


ViVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR