Jeans da dupla em retrospectiva no museu

Para alguns, o jeans remete à moda, calças, indústria. Para outros, trata-se de um artigo que inclui todos os ítens anteriores no universo da arte. Este é o caso da dupla icônica de designers do segmento, Marithe+François Girbaud.


Quem conhece a história do jeans, sabe da importância da dupla no nosso segmento, inventores do stone wash, e de toda uma indústria que se sucedeu ao invento. O valor das criações de Marithe+François, recebe agora seu merecido reconhecimento elevado ao nível da arte, e exposto em uma retrospectiva no Musée d`Art et d`industrie na França.


A exibição consiste em quatro salas, contemplando diferentes aspectos da moda, design e manufatura do jeans de François+Girbaud.


Os temas mostram desde a flare criada em 1971, as experiências de stone wash, o estilo cowboy lançado pela dupla que tanto influenciou o segmento, imagens de 40 anos de campanha, notas pessoais sobre as criações da dupla, instalações com peças memoráveis criadas pelos designers e exemplares de criações com aplicações de técnicas à laser: a mais recente técnica desenvolvida e promovida por Marithé+François Girbaud.


Para os leitores do GuiaJeanswear, apreciadores do jeans ou história da moda do segmento, e apreciadores de arte em geral, segue algumas belas imagens representativas da exposição. As peças criadas por Marithé+François, na visão conceitual de artistas.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO