Labmoda+ oferece formação gratuita de moda sustentável para jovens vulnerabilizados

A partir de julho deste ano, o Labmoda+, projeto do Instituto Ecotece, passa a oferecer uma formação em sustentabilidade e moda ética tem vagas abertas para jovens de 16 a 25 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São oferecidas 50 vagas gratuitas para participar de aulas e vivências em criação, design, estratégia e gestão, em uma jornada de seis meses. As incrições seguem abertas até 19 de junhoclique aqui.

A seleção engloba jovens moradores da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, prioritariamente ligados a escolas públicas e ONGs, oriundos de áreas periféricas ou pertencentes a comunidades pouco representadas na moda brasileira – afrodescendentes, LGBTQI+, imigrantes, indígenas e pessoas com deficiência – para participarem da formação.

“O Ecotece entende que é necessário diminuir as lacunas, levando um conhecimento especializado e latente sobre moda e sustentabilidade para jovens sem acesso à formação de alta qualidade e para locais onde esse assunto ainda é pouco debatido”, comenta Julia Toro, presidente do Instituto Ecotece, sobre a importância de proporcionar a conexão desse perfil de jovens ao mercado da moda.

A proposta vai além dos currículos tradicionais, trazendo para o centro temas como meio ambiente, trabalho e equidade, consumo consciente, cultura e empreendedorismo. Os alunos passarão por vivências reais da moda, atividades de desenvolvimento humano e preparação para mercado de trabalho, incluindo mentorias e contato com marcas e profissionais de destaque em suas áreas.

O desejo de colaborar na transição da moda brasileira para a sustentabilidade, aliás, já mobiliza a atuação do Instituto Ecotece desde 2005. A jornada chamou a atenção da PVH Corp., empresa proprietária das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger, que irá apoiar o projeto Labmoda+ e outras oito iniciativas de destaque ao redor do mundo. As iniciativas vão receber recursos da PVH Foundation.

“Estamos comprometidos em fazer a diferença com inclusão e diversidade, e esperamos elevar a próxima geração de inovadores em todo o mundo” disse Stefan Larsson, CEO da PVH Corp.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução