Lançamentos das tecelagens surpreendem com uma variedade de novas opções para o mercado

Nós falamos sobre os lançamentos da Vicunha, Orta e Isko, mas uma dezena de tecelagens internacionais apresentaram na última Denim Première Vision seus lançamentos para a temporada de inverno 2017. Confira abaixo os que mais nos chamaram a atenção.


CALIK DENIM


Apresentou denims com diferentes construções que evidenciavam o branco da trama mostrando um aspecto mais rústico chamado de 3D, e uma gama de stretch para vários segmentos, com aspecto rígido, porém de extremo conforto, e aspecto linho bruto, porém sofisticado. A tecelagem deixou claro, através de um grande painel exposto no stand, que todas as peças expostas foram beneficiadas em parceira com a espanhola Jeanologia, buscando beneficiamentos mais ecológicos através da diminuição do gasto água, energia, produtos químicos, e menos emissão de poluentes, além de menor tempo de produção.


TAVEX


Outra tecelagem que focou seus lançamentos no conceito super strech foi a espanhola Tavex (no Brasil, Santista Têxtil). A empresa lançou seus tecidos com stretch multidirecional e tecnologia E-360, que proporciona liberdade de movimento e resistência.


BOSSA


A Bossa também apresentou uma linha de produtos altamente tecnológicos, com destaque para os artigos com alto potencial de stretch, e para os produtos construídos com fios à base de plástico reciclado. A linha dedicada à camisaria apresentou muito jaquard formando estampas interessantíssimas, desde um camuflado em tons de índigo até uma padronagem semelhante ao efeito de devorê feito em lavanderia.


SANTANDERINA


A espanhola Textil Santanderina, no mercado desde 1923, apresentou tecidos leves destinados à camisaria e outros tops, todos com diferentes construções de maquinetados e jacquards. Compostos de misturas de fibras, principalmente o algodão com Tencel e Modal, os tecidos apresentavam estampas delicadas e toque suave.


A Santanderina tem uma porção de certificações que mostra a responsabilidade da empresa para com o meio ambiente e com as pessoas, entre eles o selo OEKO-TEX® Standard 100 e o selo de apoio da ONU, UN Global Compact. A têxtil também se orgulha em usar tingimentos ecológicos e químicos aprovados pela REACH, além de tecidos sustentáveis como algodão e linho reciclados, Tencel, Modal e outros.


A14 DENIM


Também de olho na importância da produção consciente, a turca A14 Denim lançou na Denim Première Vision três artigos feitos 100% de algodão orgânico: Tobbias, de 12oz; o Sam, sem uso de corantes; e o Leon de 13,15oz tingido com índigo 100% natural.


BLUE FARM


Apresentou além de uma infinidade de artigos com diferentes aspectos, toque empapelado, efeito de trama, fibras salientes causando efeito sal pimenta, construção em moletons tinto em índigo e também em black, uma gama de cambraya composta por Tencel tinto com índigo, maquinetados com risca de giz, estampas com motivos discretos de gravataria, algumas opções com resinados metálicos deixando a linha de camisaria mais sofisticada.


DNM


A tecelagem DNM aproveitou a febre do black denim, que está forte lá fora, e lançou alguns artigos em índigo ou coloridos com trama preta. O stretch estava presente em quase toda coleção.


KILIM DENIM


A turca apresentou três gamas de produtos diferenciados, a primeira denominada Femme Fatale composta de denims construídos com base em cetim, todos com uma boa porcentagem de stretch, a Land of Nature, construídos e tingidos cuidadosamente com produtos 98% orgânicos e 2% de outras fibras, e a linha Premium Denim.


KIPAS


Apostou na linha stretch com mistura de fibras chamada de Kip-Up, que proporciona conforto e poder de recuperação. A linha Venus² com dupla face, em cores diferentes no avesso direito e toque agradável, e a linha Ocean Dyeing, com corante em índigo com algumas particularidades que propõe um bom elenco de estonagens com tingimento sólido.


NK DENIM


O destaque ficou por conta do denim com estampas em veludo em alto relevo, oferecendo ao inverno 2017 um ar mais sofisticado.


PROSPERITY


As novidades da Prosperity ficaram por conta do Blue Force, tecido construído com 100% algodão que proporciona o aspecto do puro denim; o Reinvent, tecido composto de fibras reaproveitadas de jeans usados, o Heritage, tecido inspirado na tradicional construção de sarja que propõe o aspecto dos vintages; além das linhas de tecidos com super stretch denominadas Ultra Stretch, JFit, e F2 Denim.


RAYMOND


Raymond UCO Denim, empresa que nasceu da junção da indiana Raymond Ltda e a belga UCO NV, apresentou uma coleção de denims com construções diferenciadas como maquinetados, jaquards, e uma linha de artigos resistentes destinada a um público específico, os motoqueiros.


SOORTY


Levou para a feira vários artigos a base de poliéster e stretch como a linha Pollyo Summer, que proporciona maior elasticidade e conforto em skinnies, além da linha de blacks chamada Onix Blacks, também à base de poliéster, e a Nature’s Linguage, denims tintos com corantes naturais chamados de Clorophyll.


Para conferir a próxima edição da Denim by Premiere Barcelona, consulte os pacotes da Seiva Turismo.

IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR