O que o cliente quer é fazer negócio, fazer o motor da moda girar. Mas convenhamos,
ele só se move com encantamento. E é esta palavra que muda com o passar das
temporadas. Se em alguns invernos ela foi mais elegante; noutros relaxou e sentou ao
sofá. Se em alguns verões foi viajar para cenários finos e paradisíacos; mais tarde
preferiu o som de tablados rangendo e folhagens intimistas. No Inverno
2017, temos novos materiais e novas formas de assédio para o observador.
Ambientes mais poluídos e didáticos, induzindo à leituras de acúmulo, memórias, e
mesmo tornando mais direta uma informação relativa à qualidade constam como
inspirações principais.
Entre as aparências mais instigantes, temos os tijolos sem acabamento, baús e madeiras
pintadas com toda sorte de imperfeição: coloridas indicando o mix de tingimentos,
esverdeadas sugerindo peças desenvolvidas em conceitos sustentáveis. Nos estandes
que buscam visual de intimidade reproduzindo salas de estar; temos sofás com jeitão de
brique, toalhas confeccionadas com patches em denim, e grades lembrando áreas
externas caseiras intercalando o jeans com folhagens.
Mas a busca por produtos que agreguem além do visual múltiplas funções; como o
lifestyle vegano, o conceito ecofriendly, ou mesmo os cuidados
estéticos, é sem dúvida um dos maiores apelos comerciais em evidência. Quando
existente em uma coleção, torna-se o centro das atenções de toda uma ambiência. Os
próprios fabricantes indicam como expôr estes produtos com uma lógica que pode ser
levada para as marcas. A Jeanologia, expôs suas peças em paredes brancas com jeitão
de lousa, apresentando adesivos didáticos explicativos da redução no consumo de água
no acabamento utilizado, logo abaixo de um jeans lavado. No caso do
emana, lógica semelhante foi adotada, com a peça esticada e rodeada de rabiscos em
todo o entorno. Já a Orta Anadolu, pendurou exemplares de jeans vegano em uma
árvore estilizada.
Além destes importantes direcionamentos, a temporada coloca sugestões inspiradoras:
como o jeans vaidoso exposto dentro de molduras trabalhadas em arabesco para o
público feminino, ou as peças com conceito vintage apresentadas como em um
vermissage de arte. Tablados e caixotes de madeira induzindo à ideia de reciclagem e
galpão continuam em alta mas repare: agora com acabamentos coloridos ou pintados
em tinta branco.
VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR